quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

SOU O ESPÍRITO SANTO!

.
.







No vazio, na escuridão, no nada, procuro afanosamente o Tudo que me dá vida.

Ouço uma voz que me diz: O que procuras tanto e com tanto esmero? Queres ajuda?

Do alto da minha auto-suficiência, respondo com algum desdém: Não vale a pena, obrigado. Eu sei encontrar o que procuro.

Mas a voz insiste e pergunta-me novamente, incisivamente: Olha que uma ajuda nunca se recusa. Se quiseres eu estou aqui para te ajudar, porque sei bem o que procuras.

Já um pouco incomodado respondo, contendo a irritação: Obrigado. Mas, por favor, deixa-me agora para que eu não me distraia na minha procura.

Fixo os olhos ao longe, tento vencer a escuridão do vazio, tento preencher o nada, mas não há uma luz, um sinal, um leve sentir, que me faça encontrar o Tudo que procuro.

Olho para o lado e vejo a voz que me sorri com o sorriso de amor mais belo que um dia vi.

Então escondo o olhar, baixo a cabeça, o mais humildemente que me é possível e também com alguma vergonha de ter desdenhado da ajuda oferecida, e digo muito baixinho: Podes me ajudar, então?

A voz aproxima-se de mim, pede-me que lhe dê a mão, (surpreso reparo que é uma Pessoa), e diz-me ternamente: Deixa-te tocar, abre o teu coração, vê com os olhos do coração, sente com o amor para além do teu, deixa-te envolver e vais ver o que procuras.

Pouco a pouco o vazio vai-se enchendo de algo a que só posso chamar amor, a luz rompe as trevas e deixa-me ver a maravilha da criação, o nada já não é nada porque agora é o Tudo!

Deixo-me ficar ali estasiado, querendo que aquele momento nunca acabe, mas se torne vida em mim para sempre.

Ouço a voz que me diz: «Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põe em prática.»

Olho para a Pessoa que é a voz, sinto-a viva dentro de mim, e pergunto: Quem és Tu?

Não me reconheceste? Sou o Espírito Santo, Aquele que te faz encontrar o Tudo que procuras.



Monte Real, 15 de Dezembro de 2022
Joaquim Mexia Alves

1 comentário:

Maria Faria disse...

Muito obrigada por toda a partilha e muito em especial este textos Pertenço a um grupo da igreja e neste momento discernimos sobre o Artigo VIII do Credo.Já fiz parte do grupo que preparou o Artigo I e foi uma epifania a descoberta do Pai.Este está a ser mais fechado e comentando isso com um padre amigo,ele disse-me que umas vezes Deus deixa-se ver e outras somos o meio que Ele utiliza para chegar a outros.Muito curioso ter-me chegado este texto.Aproveito para desejar Boas Festas na Paz de Jesus Cristo,com um abraço grato.
Concha