quinta-feira, 3 de março de 2022

QUARESMA 2022

.
.






«Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.»

Chegaram os dias da Quaresma.

Tenho escrito várias vezes que este tempo da Quaresma é um tempo que me toca particularmente.
Não me entristeço , (a não ser porque as minhas reflexões diárias me mostram sempre o meu ser pecador), mas parece-me vir uma paz de dentro de mim, que me leva a fechar os olhos, a abrir as mãos e a dizer, cheio de esperança: Aqui estou, Senhor!

Então, baixo-me para ir buscar a minha cruz ao chão, (onde tantas vezes a coloco porque me pesa), coloco-a aos ombros e caminho atrás de Ti, Senhor.
Por vezes a cruz pesa-me muito, mas é então que, como o Cireneu, Tu vens e com um terno olhar de amor, pegas também na minha cruz e ajudas-me a levá-la ao longo do caminho.

Por vezes tropeço e caio, mas Tu vens logo no Teu amor pressuroso dar-me a mão, puxar-me para cima, levantar-me para Ti.
Não me lembro, Senhor, de ver escrito que alguém Te tenha ajudado a levantar quando caíste no caminho do Calvário, mas Tu estás sempre ali, pronto para nos amparares a queda e nos ajudares a levantar.

É curioso, Senhor, que quanto mais deixo a minha cruz pesar-me nos ombros, mais a minha confiança em Ti aumenta.

Às vezes, quando caio, apetece-me ficar um pouco no chão, ali, sem nada fazer, esperando que a dor do pecado passe, mas Tu amorosamente dizes-me: Levanta-te! Caminha! A dor do pecado só se torna mais suave quando caminhas para Mim e Comigo.

E eu levanto-me, (ajudado por Ti), e dou um novo passo em frente, enquanto a cruz, como se fosse um guia, me revela que caminhos evitar, que, ironia, são sempre os mais fáceis de caminhar, mas que afinal não levam a lado nenhum.

Tomo a minha cruz e sigo-Te, Senhor!

Afinal nem é muito pesada, eu é que a carrego com tanta coisa inútil, com tantos pecados diários, que às vezes é quase insuportável de carregar.

Olhas-me, Senhor, e dizes-me cheio de bondade: Mas meu filho, a tua cruz és tu que a fazes! Eu “só” te ajudo a carregá-la!




Marinha Grande, 3 de Março de 2022
Joaquim Mexia Alves

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho deixado comentários aqui mas não os encontro mais. Algum erro com certeza, só pode. Uma Santa Quaresma para si. Continuarei (se Deus quiser) a acompanhar o seu Blog que me faz muitíssimo bem.

Deus o abençoe mais ainda - MC

joaquim disse...

Bom dia
Os comentários neste blogue são sujeitos a aprovação prévia, porque infelizmente tinha muitos comentários "ordinários" e de pura propaganda.

Contudo todos os seus comentários tenho aprovado sempre pelo que há qualquer erro no blogger ou coisa semelhante, porque eu nunca recusei um comentários seu.

Em tempos pensei que sabia quem era MC mas agora tenho dúvidas mas mesmo assim publico sempre os seus comentários que muito agradeço.

Com amizade em Cristo
Joaquim