quinta-feira, 22 de abril de 2021

«EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU.» (Jo 6, 51)

.

.





Prostro-me perante o Pão da Vida.

Que imagem esta, Senhor, tão humilde, tão básica ao alimento do homem: o pão!

Não quiseste dar-Te de outro modo que não fosse por este alimento que vai à mesa dos pobres e dos ricos e porque anseiam todos aqueles que têm fome.

O pão!

Um pouco de farinha, água, fermento, sal, tudo amassado pelas mãos do homem e eis o pão que sacia a fome.

Depois podem-se juntar tantas coisas ao pão, mas nenhuma delas muda a essência do pão, apenas são formas de comer o pão, que é afinal o essencial.

E Tu, Senhor, serviste-te do pão para Te dares a nós inteiramente!

Pelo Mistério Divino transubstancias aquela massa de farinha, água, fermento e sal, amassada pelas mãos do homem, no Teu próprio Corpo e assim Te entregas como alimento que sacia a fome, (não a fome física), mas a fome de vida, a fome de amor, a fome de eternidade.

E podemos nós acrescentar alguma coisa a esse Pão que és Tu, Senhor?

Não, nada!!!

Mas podemos juntar-Lhe a oração, a acção de graças, o amor, a adoração, a entrega a Ti e por Ti aos outros e assim o Pão que Tu és, torna-se vida em nós e vida que permanece em abundância.

Pobre de mim a querer explicar o inexplicável, a querer dizer algo sobre o indizível, a querer amar o próprio amor!

Calo-me, deixo de escrever, baixo a cabeça, fecho os olhos e digo-Te de mansinho, cheio de amor e temor:

Dá-me sempre desse Pão, que és Tu, Senhor!

 

Marinha Grande, 22 de Abril de 2021

Joaquim Mexia Alves

4 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Diziam as pessoas antigas que um Homem tendo pão e vinho não morria de fome nem de sede. Acredito que seja mesmo verdade, passe o exagero.
.
Saudações poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Anónimo disse...



É mesmo!
"Quem comer deste Pão e beber deste Vinho, viverá para Sempre!"

Maravilhosas as suas publicações. Precisamos, tanto, deste "pão" que também nos dá. Deus o abençoa tanto, demos-Lhe graças por tal, pelo "alimento que nos dá, Amen!

MC

Anónimo disse...


É mesmo!
"Quem comer deste Pão e beber deste Vinho, viverá para Sempre!"

Maravilhosas as suas publicações. Precisamos, tanto, deste "pão" que também nos dá. Deus o abençoa tanto, demos-Lhe graças por tal, pelo "alimento que nos dá, Amen!

MC

Antonio Appleton disse...

Como espantosamente as coisas estão ligadas (religare..religião) entre o maná do deserto e o maná vivo que habita entre nós. Que espantoso é a coerência da Biblia, um autentico "best-seller" espiritual, baseada na promessa (AT) de um encontro (NT). Que escritores ou poetas escreveria, ao longo do tempo, sem ser por homens inspirados pelo Espirito Santo? Mais algum livro está vivo? Platão, Sócrates...não serão esses clássicos dados como exemplo, já letra morta? "Fazei isto em memória de Mim"....tão simples quanto isto, e sem mencionar os inúmeros milagres Eucaristicos.