sábado, 8 de outubro de 2022

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA MARINHA GRANDE

.
.












Por estes dias realiza-se na paróquia da Marinha Grande a Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
Ontem antes da Missa e Procissão pelas ruas da Marinha Grande, tirei uma fotografia à imagem de Nossa Senhora do Rosário, belamente enquadrada por flores e luzes.

Ao ver a fotografia foi-me suscitada a seguinte reflexão.

Nesta fotografia está contido todo o centro da nossa Fé Cristã.

Ao lado da imagem está o ambão, onde é proclamada a Palavra de Deus, o Verbo que é Deus.

A imagem representa Aquela, a Senhora do Rosário, em quem encarnou o Verbo, o Deus que «se fez Homem e habitou entre nós». (cf Jo 1, 14)

O Verbo viveu entre nós como Homem e entregou-se por nós «até à morte e morte de cruz», (cf Fil 2, 8), como está bem representado na fotografia pelo grande crucifixo que preside na nossa igreja matriz.

Mas o Verbo, o Deus feito Homem, disse que «ficaria sempre connosco até ao fim dos tempos», (cf Mt 28, 20), e por isso também na fotografia se vê o altar em que todos os dias, pela transubstanciação do pão e do vinho no Corpo e Sangue de Cristo, Ele está realmente e verdadeiramente connosco sempre e para sempre.

Ainda podemos reparar que a imagem de Nossa Senhora do Rosário está de lado, para que o centro seja sempre a Cruz de Cristo, a Cruz em que Ele nos deu a Sua Mãe como Mãe de todos nós. (cf Jo 25-27)

Tudo isto se quisermos ver com os “olhos de Deus” aquilo que Ele mesmo nos mostra.

Que Nossa Senhora do Rosário nos guie e por nós interceda sempre, para que unidos a Ela, caminhemos todos os dias e em cada momento, ao encontro de Jesus Cristo «fazendo tudo o que Ele nos disser». (cf Jo 2, 5)

Obrigado Mãe, obrigado Senhora do Rosário.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.




Marinha Grande, 8 de Outubro de 2022 
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: