quinta-feira, 14 de abril de 2022

A CEIA

.
.




Era quinta feira, anoitecia e Pedro caminhava apressado para o abrigo onde normalmente serviam uma refeição quente aos sem abrigo, aos abandonados, aos esfomeados, aos necessitados.

Admirou-se quando chegou por ver uma multidão de gente à espera para entrar e pensou que não teriam comida para toda aquela gente.
Foi dizendo boa noite a todos, pedindo-lhes para esperarem um pouco e entrou na sala onde João e os seus dez companheiros iam arrumando tudo para poderem começar a servir as refeições.

Chamou João e os outros dez e foram à cozinha, onde um grupo de mulheres, coordenadas por uma outra chamada Maria, enérgica, mas com uma bondade incrível, preparavam a comida para o jantar.
Pedro disse a todos: Está uma multidão de gente lá fora para comer. Não sei como vai ser pois não temos comida para todos, sejam muito parcimoniosos na distribuição da comida para ver se podemos, pelo menos, dar qualquer coisa a cada um.

Abriram então a porta e de imediato a sala ficou cheia, tendo ainda ficado muita gente do lado de fora.
Pedro ainda disse aos que estavam de fora para esperarem um pouco pois iam ver se conseguiam arranjar alguma comida também para eles.

Quando se preparavam para começar a servir, Pedro reparou que na mesa logo à saída da cozinha estava um homem cuja presença chamava a atenção, tal era a tranquilidade que dele emanava e o olhar terno e amoroso com que olhava para toda a gente.
Aproximou-se dele e disse-lhe: Escolheste bem o lugar, porque aqui logo à saída da cozinha não te faltará com certeza alimento.

O homem olhou para ele, com um olhar que trespassava de amor e disse-lhe em tom suave mas com uma autoridade inquestionável: Olha Pedro, quero pedir-te que quando trouxerem as travessas com a comida da cozinha, as apresentem primeiro a mim, antes de servirem os convidados.

Pedro nem sequer questionou porquê, pois até já tinha ficado admirado com o facto de o homem saber o seu nome.
Chamou todos os outros à cozinha e disse-lhes para fazerem exactamente o que o homem lhe tinha dito, e pediu ainda mais uma vez para irem alertando as pessoas que estavam na sala, para o facto da comida ser escassa e poder não chegar para todos.
Ouviu-se então a voz de Maria, aquela que coordenava na cozinha, dizer: Olhem. «Façam tudo o que esse homem vos disser!» Jo 2, 5

E começaram a servir.
Cada travessa que saía da cozinha era apresentada ao homem que estava na primeira mesa, ele levantava os olhos para o alto, murmurava uma qualquer prece e abençoava as travessas.

Só passado pouco tempo é que Pedro, João e os seus dez companheiros se aperceberam que os que estavam na sala já todos tinham comido e ficado bem saciados, que outros tinham entrado e comido também, porque as travessas que entravam vazias na cozinha saíam cheias de comida para a sala sem ninguém perceber como.

Quando a refeição acabou e todos saíram, o homem, que ainda não tinha comido, chamou Pedro, João e os outros dez e pediu-lhes: Sentai-vos comigo aqui à mesa e comamos juntos.
Sentaram-se rodeando-o e olhando para ele com um misto de curiosidade, de espanto, mas também de uma esperança que não conseguiam perceber.

O homem disse-lhes então: Estais admirados com o que se passou? A verdade é que saciámos a fome a muita gente e «fostes vós mesmos que lhes destes de comer». Lc 9, 13
Mas saciámos-lhes apenas a fome do corpo, porque a fome do espírito, a fome do amor, a fome da liberdade, a fome da vida, só eu a posso saciar.

Reclinaram-se todos sobre a mesa olhando fixamente o homem e sentindo a paz extraordinária que dele emanava e naquele momento ali se sentia.

O homem olhou-os profundamente, tomou nas suas mãos um pão partiu-o e deu-o a todos eles dizendo: «Tomai, comei, isto é o meu corpo.». Mt 26, 26
Depois tomou o cálice, deu graças e deu-o a todos dizendo: «Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.» Mt 26, 28


«Foi então que, de repente, os seus olhos se abriram e O reconheceram» Lc 24, 31



Marinha Grande, 14 de Abril de 2022
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: