quinta-feira, 17 de junho de 2021

SOMBRA NO SACRÁRIO

.
.







Ontem à noite, quando rezávamos o Terço dos Homens na igreja paroquial da Marinha Grande, reparei na sombra projectada na parede junto ao sacrário.

E nessa sombra, (vista pelos olhos de quem reza), vi um homem de barba, segurando o seu chapéu atrás das costas, ajoelhado em cima de uma árvore e rezando à entrada de uma capela.

Coincidências, dirão alguns, não é mais do que uma sombra sem qualquer significado.

E têm razão, pois não é mais do que uma sombra projectada numa parede, mas a circunstância de ser ao lado do sacrário, de acontecer durante a recitação do terço, de estarmos num ambiente de recolhimento e oração, tudo pode transformar quando acreditamos que Deus está presente em tudo e nos dá sinais, por vezes quase imperceptíveis, da Sua presença.

E ao ler o Evangelho de hoje, chamaram-me a atenção estes versículos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito.

Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes.»

Reparei então que a sombra em causa representa também um silêncio, o silêncio de um homem em recolhimento, prostrado de joelhos, levantando a cara ao Céu, numa súplica humilde, (a sua postura de segurar o chapéu atrás das costas), em cima de uma árvore, (como Zaqueu), à procura de Jesus Cristo que ali passa, pois está no sacrário.

É um milagre, uma visão, um acontecimento místico, sequer?

Claro que não!

É apenas e tão só o Deus que nos fala quando estamos atentos e receptivos a crer que Ele está sempre connosco e que se compraz em dizer ao Homem: “Sei bem do que precisas. Acredita, ama, confia e espera, porque Eu estou sempre convosco!”

Obrigado, Senhor, glória a Ti por toda a eternidade.



Marinha Grande, 17 de Junho de 2021
Joaquim Mexia Alves

3 comentários:

Aurelio Ferreira disse...

Amigo Joaquim, sempre atento nos detalhes.
Comungo da tua visão.
Abraço

Unknown disse...

bom dia joaquim!
sim ele sabe bem do que precisamos sem necessidade de palavras. ele sabe o que vai n o nosso coraçao e no nosso coraçao esta Ele.
obrigado

Anónimo disse...


Há imagens que dizem tudo, mas e então, no que o Joaquim aqui nos deixa, não falta mesmo nada. Logo que entrei aqui me fixei nela e me questionava sobre que Santo" seria e fiquei um tempo à procura de resposta. Santa ignorância, pensava.., até ler o texto e.., que surpresa - Glória Deus!

MC