quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

NATAL - AMOR DE DEUS

.
.
Quem já esteve com um recém-nascido ao colo apercebe-se bem da pequenez, da fragilidade, da simplicidade desse pequenino ser que, envolvido nas nossas mãos, ali se deixa estar, muito mais confiante, do que se estiver no berço, mesmo que seja o mais rico e confortável.

Lembro-me que, tendo eu umas mãos grandes, a minha mulher sorria ao ver os nossos filhos deitados na palma de uma das minhas mãos.

Tão frágeis, tão à mercê do mundo, tão sensíveis a tudo quanto à sua volta acontece, e no entanto tão confiantes naqueles que os rodeiam.

Penso então neste Menino que é Natal para cada um de nós e fico extasiado perante o amor de Deus.

O Deus Pai que nos criou e nos conhece bem melhor do que nós nos conhecemos, que conhece as nossas qualidades e os nossos defeitos, que percebe as nossas infidelidades e inconstâncias, ama-nos de tal modo que confia absolutamente em nós.

Se assim não fosse, como daria Ele o Seu Filho ao mundo, não para nascer como um rei de poder imenso, mas com a fragilidade de um recém-nascido que em tudo depende dos seus pais, daqueles que o rodeiam, que se deixa tocar e se sente confiante nas mãos dos homens que O tocam.

Este Filho que tem logo, desde o inicio da Sua vida no mundo, de fugir para não perecer pela maldade dos homens.

Este Filho que, tendo nascido como nós, é também um recém-nascido frágil e à mercê de tudo aquilo que qualquer homem queira fazer d’Ele.

Que amor, que humildade, que simplicidade, que entrega, é este nosso Deus em tudo o que se revela.

Podemos imaginar Aquele Menino nos braços de Sua mãe, na palma da mão de Seu pai na terra, e percebemos toda a fragilidade e simplicidade com que se entrega.

Transportemo-nos para o aqui e agora.
Outro tanto não é a Eucaristia?
Não se faz Ele pedaço de Pão, que colocado nas nossas mãos fica ao sabor da nossa vontade?
Não é Aquele pedaço de Pão nas nossas mãos, tão frágil como aquele Menino nos braços de Sua mãe?

Queria tanto conseguir explicar o que sinto, o que me vai na alma, o que me vai no coração, mas não encontro palavras, talvez porque não haja palavras, ou talvez porque qualquer palavra já seja demais para transmitir o que é o amor, a humildade, a simplicidade de Deus.

Perdemo-nos às vezes em discussões intermináveis sobre as coisas de Deus, tentamos fazer vingar os nossos pontos de vista, queremos mudar os outros com as nossas palavras e não entendemos que enquanto não alcançarmos a humildade, enquanto não nos deixarmos atingir pela simplicidade, enquanto não formos feitos de amor, nada do que dissermos fará sentido, nada do que dissermos transmitirá Deus aos outros, nada do que vivermos será testemunho de Deus em nós.

Se Jesus Cristo não fosse assim, Homem de pé no chão, feito de oração, amor transmitido em palavras simples, mais humilde do que os humildes, vergando-se à vontade dos homens, alguma vez as Suas Palavras teriam chegado tão longe?

Não, com certeza que não, porque o Pai nos conhece tão bem, que sabe muito bem que só na fragilidade os homens são tocados, só na simplicidade os homens melhor entendem, só na humildade os homens se tornam Homens.

Saberemos nós, verdadeiramente, alguma coisa de Deus, para além de sabermos que Ele nos ama e quer a nossa Salvação, a nossa felicidade?

Provavelmente não, mas afadigamo-nos em construir tantas vezes um deus à nossa medida, um deus que sirva a nossa vontade, que nem nos apercebemos que se a nossa vontade for o amor, for a humildade, for a simplicidade, Ele fará sempre a nossa vontade.

Então façamos nós ao contrário agora:
Façamo-nos nós recém-nascidos nos braços de Deus, deixemos que Ele nos coloque na palma das Suas mãos, façamo-nos frágeis, humildes, simples, e assim confiadamente abandonemo-nos n’Aquele que tudo pode e nada de mal nos acontecerá, e as nossas vidas serão testemunho, e os nossos gestos serão amor, e o nosso viver será humildade, e as nossas palavras serão simplicidade, porque serão d’Ele que fala por nós, tal como a mãe e o pai falam pelo seu filho que ainda não sabe falar.

Então poderemos dizer em Igreja e com a Igreja:
Vem Senhor Jesus, que eu quero renascer em Ti, por Ti e para Ti.


Monte Real, 24 de Dezembro de 2009
.
.

31 comentários:

Fernanda Rocha disse...

Joaquim,

Um Natal abençoado para você e sua família.

FELIZ NATAL!

Abraços carinhosos.

Dulce Gomes disse...

Ai meu migo Joaquim...Tal como você eu queria ter palavras que conseguissem transmitir o que sinto ao ler esta postagem, mas não tenho. Só posso mais uma vez dar graças imensas a Deus pelo que transmite através de si. Por isso convidei no meu humilde cantinho todos os que lá passam a visitar o seu. Aqui encontro a paz, sinto Jesus presente e sou impelida ao silêncio para escutar Deus.Que bom!
Bem-haja meu amigo.
Abraço muito amigo em Cristo e nossa Mãe Maria Santíssima.

Desculpa a extensão do comentário e o diminuto contexto, mas é que nem sempre conseguimos pôr para fora o que realmente sentimos

Ailime disse...

Amigo Joaquim,
Grata por tudo o que me tem ensinado e por nos ter acompanhado neste tempo maravilhoso de Advento.
Que continuemos todos de Mãos Dadas na senda do Senhor.
Desejo-lhe e a sua Família um Feliz e Santo Natal.
Com amizade,
Ailime
(Emília)

Tetê Guimarães disse...

Natal é paz que contagia, esperanças que renascem, culturas que se entrelaçam... Natal é DEUS CONOSCO!
Que ao contemplar o "Pequeno" na manjedoura possamos contemplar a Sua grandeza.
FELIZ NATAL!

Anawîm disse...

Amigo Joaquim,
Um grande abraço cheio da esperança da permanente e fiel vinda do nosso Jesus que já começou a chegar.

Gisele Resende disse...

Amigo Joaquim,

"Vem Senhor Jesus, que eu quero renascer em Ti, por Ti e para Ti."


como a espera do Senhor nos enche ainda mais de vida!

agradeço por todas as palavras, pelo companherismo neste advento !

muito obrigada,

Gisele

Renascer disse...

Joaquim,

Como sempre deixas-me sem palavras!
Obrigada por esta partilha.
Um Santo Natal na Paz de Crsito
Beijos
Zé Gusmão

Utilia Ferrão disse...

Amigo Joaquim
Quero neste dia, em que Graças a Deus e (á Cabo visão,) tenho internet
Desejar-lhe o mais feliz Natal a si e á sua familia.
Procurei "Algo" para lhe dar aqui hoje um presente, procurei, procurei e veja bem esgotou-se tudo, as lojas estão fechadas, e então fui aqui á minha biblia e perguntei ao Paulo
éh!...Paulo, tens uma ideia dum presente aqui para esta gente e em especial para a familia, e para o amigo Joaquim, "para estes Amiguinhos:"
Diz-me ele
:" Exorto-vos sede meus imitadores.
1 Corintios, 4:16"
Bem mas que quer isso dizer?
Bem eu hoje vou trabalhar espero que na missa do Natal na Eucaristia metam lá uma cunha ás vezes é preciso
Brincadeira....mas a sério

O Presente maior É Jesus
O Presente que o Pai nos enviou e que ficou connosco até ao fim dos tempos
Abraço Forte em Jesus para todos
"Aquele agraço da PAZ"

Fá menor disse...

Saibamos nós deixar-nos renascer nas Suas mãos!

«Santo é o dia que nos trouxe a luz. Hoje uma grande luz desceu sobre a Terra!»

Meu querido amigo,
Boa continuação das Festas de Natal!
Bjnhos fraternos

Maria João disse...

Como este texto complementa a minha oração neste dia de Natal!


Obrigada.


beijos muito amigos em Cristo e na Maezinha

concha disse...

Santo Natal!

joaquim disse...

Amiga Fernanda Rocha

Um Santo Natal para si e todos os seus e um Ano Novo cheio das bençãos de Deus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Caro martins 111

O Espírito Santo para mim. é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, e não não precisa que lhe chamemos verdadeiro, porque só Ele é verdadeiro, pois não há mais nenhum.

Para mim, cristão e católico, toda Revelação já foi completada em Jesus Cristo Nosso Senhor, e está contida na Biblia Sagrada.

O Reino de Deus é um Reino de paz e amor, e embora haja sempre uma luta entre o Bem e o Mal que nos quer perder, essa luta é sempre feita na nossa recusa do mal e no testemunho diário e constante de comunhão no Bem.

Obrigado pela sua visita.

Um Santo Natal para si e todos os seus.

Abraço em Cristo

joaquim disse...

Amiga Dulce

Muito obrigado pelas suas palavras que são sempre um incentivo a continuar, assim eu seja capaz de a Ele me abrir todos os dias.

Pode comentar o que quiser e com a extensão que quiser que eu terei sempre muito prazer em ler.

Crescemos uns com os outros e por isso precisamos sempre uns dos outros.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Emília

Obrigado pelas suas palavras.

Só "ensinamos" se aprendemos e é consigo e com todos que eu vou aprendendo.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para si e toda a sua família.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Tetê

Obrigado pela visita e pelas palavras.

É precisamente na humildade e simplicidade do "Pequeno", que está a Sua grandeza.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para si e toda a sua família.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amigo Anawîm

Bem vindo!

É verdade está chegar, já chegou e nunca deixou de estar connosco!

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Gisele

Eu é que agradeço a companhia na caminhada, que espero continue, porque sozinhos não podemos caminhar.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Olá Zé

Obrigado pela visita e pelas palavras.

Que Deus te abençoe.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Utilia

Que belo presente, embora por vezes tão dificil de aceitar!

Mas Ele sabe que nós somos fracos e perdoa as nossas falhas.

Meti as "cunhas" todas e Ele sempre as aceita, quando são para o bem de todos nós.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Fa

Obrigado pelas tuas palavras!

Saibamos, sim, ser barro nas Suas mãos de oleiro.

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Ó Maria João sabes como fico feliz por isso acontecer!

Obrigado!

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti, minha amiga, e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Concha, obrigado!

Um Ano Novo cheio das bençãos de Deus para ti e todos os teus.

Abraço amigo em Cristo

malu disse...

Joaquim,

Tu tens sorte em não teres que comentar os teus posts, como este. Olha, eu faço-me pequenina como uma criança na palma da tua mão e deixo-te um abraço. Agora tu traduzes porque eu não sei fazer melhor.
Em Cristo e Maria, sempre, abreijos.

Canela disse...

Amigo Joaquim;

Chego tarde... mas desejo-te o melhor para ti e para os teus.

Beijinho fraterno

joaquim disse...

Oh, Malu, tu dizes cada coisa que até fico embaraçado!

Obrigado, minha amiga!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Canela, chegaste muito a tempo, obrigado!

Espero que tenhas passado um Santo Natal e desejo-te e a todos os teus um Novo Ano cheio das bençãos de Deus.

Abraço amigo em Cristo

Gisele Resende disse...

Olá Joaquim

vim desejar lhe um Ano Novo de muita paz e prosperidade. Repleto de benções do nosso Senhor Cristo Jesus.

abraços fraternos,

Gisele

joaquim disse...

Olá Gisele

Obrigado!

Desejo também para ti e todos os teus um Ano Novo cheio do amor e da paz de Deus.

Abraço amigo em Cristo

concha disse...

Olá amigo Joaquim!
Que modo tão bonito de partilhar o que te vai na alma quando escreveste este texto!
Que o Espírito Santo te ilumine sempre
Um abraço na Paz

joaquim disse...

Obrigado amiga Concha

E a ti também, sempre em todos os momentos.

Abraço amigo em Cristo