sábado, 23 de outubro de 2010

23º DIA DO ROSÁRIO

.
.
No Rosário, estamos com Maria em Igreja.

Mas é muito importante sabermos o que nos ensina a Igreja sobre Maria, sobre a devoção a Maria, sobre o culto a Maria.
Para isso devemos servir-nos da Constituição Dogmática Lumen Gentium do Concílio Vaticano II, que dedica todo o Capítulo VIII à Bem-aventurada Virgem Maria Mãe de Deus. 

Aqui vamos citar apenas dois pontos, (66 e 67), mas convido todas e todos a lerem e meditarem a Lumen Gentium, não só o Capítulo dedicado a Maria, mas tudo o que esta Constituição Dogmática, (friso a condição Dogmática), nos ensina sobre a Igreja.


Capítulo VIII

A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS NO MISTÉRIO DE CRISTO E DA IGREJA


IV. O CULTO DA BEM-AVENTURADA VIRGEM NA IGREJA

Natureza e fundamento do culto

66. Exaltada por graça do Senhor e colocada, logo a seguir a seu Filho, acima de todos os anjos e homens, Maria que, como mãe santíssima de Deus, tomou parte nos mistérios de Cristo, é com razão venerada pela Igreja com culto especial. E, na verdade, a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua protecção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades (191). Foi sobretudo a partir do Concílio do Éfeso que o culto do Povo de Deus para com Maria cresceu admiràvelmente, na veneração e no amor, na invocação e na imitação, segundo as suas proféticas palavras: «Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada, porque realizou em mim grandes coisas Aquele que é poderoso» (Luc.1,48). Este culto, tal como sempre existiu na Igreja, embora inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração, que se presta por igual ao Verbo encarnado, ao Pai e ao Espírito Santo, e favorece-o poderosamente. Na verdade, as várias formas de piedade para com a Mãe de Deus, aprovadas pela Igreja, dentro dos limites de sã e recta doutrina, segundo os diversos tempos e lugares e de acordo com a índole e modo de ser dos fiéis, têm a virtude de fazer com que, honrando a mãe, melhor se conheça, ame e gloria fique o Filho, por quem tudo existe (cfr. Col. 1, 15-16) e no qual «aprouve a Deus que residisse toda a plenitude» (Col. 1,19), e também melhor se cumpram os seus mandamentos.

Espírito da pregação e do culto

67. Muito de caso pensado ensina o sagrado Concílio esta doutrina católica, e ao mesmo tempo recomenda a todas os filhos da Igreja que fomentem generosamente o culto da Santíssima Virgem, sobretudo o culto litúrgico, que tenham em grande estima as práticas e exercícios de piedade para com Ela, aprovados no decorrer dos séculos pelo magistério, e que mantenham fielmente tudo aquilo que no passado foi decretado acerca do culto das imagens de Cristo, da Virgem e dos santos (192). Aos teólogos e pregadores da palavra de Deus, exorta-os instantemente a evitarem com cuidado, tanto um falso exagero como uma demasiada estreiteza na consideração da dignidade singular da Mãe de Deus (193). Estudando, sob a orientação do magistério, a Sagrada Escritura, os santos Padres e Doutores, e as liturgias das Igrejas, expliquem como convém as funções e os privilégios da Santíssima Virgem, os quais dizem todos respeito a Cristo, origem de toda a verdade, santidade e piedade. Evitem com cuidado, nas palavras e atitudes, tudo o que possa induzir em erro acerca da autêntica doutrina da Igreja os irmãos separados ou quaisquer outros. E os fiéis lembrem-se de que a verdadeira devoção não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e nos incita a amar filialmente a nossa mãe e a imitar as suas virtudes.


Que saibamos sempre seguir o que Maria nos diz todos os dias: «Fazei o que Ele vos disser.» Jo 2, 5
.
.

25 comentários:

malu disse...

Joaquim,

Estamos a chegar ao fim do mês do Rosário e desta caminhada durante a qual nos propusemos a prestar-Lhe a nossa pequena homenagem. Que bom ter feito caminho contigo até aqui, a 2ª participação tua que já é a última, mas contando com a tua excelente companhia de sempre que agradeço e especialmente por seres o único elemento masculino que aderiu. :)

Que o Senhor nos ajude a reconhecer a grandeza de Sua Mãe e nos incite a amá-La filialmente e a imitar as suas virtudes.

Obrigada ainda pela sugestão dada para leitura e prometo-te que logo depois irei relê-la com o maior gosto e atenção.

Abraço em Cristo e Maria.

Avé-Maria...

Felipa Monteverde disse...

Maria...
Quantas coisas desconhecemos sobre Ela...

Mas o amor que Ela nos tem, esse conhecemos!
Obrigada, Mãe, pelo Teu amor...

Obrigada, Joaquim, pela partilha.
Abraço em Cristo

RETIRO do ÉDEN disse...

«Que saibamos sempre seguir o que Maria nos diz todos os dias:
«Fazei o que Ele vos disser.»Jo2,5»

Assim seja, Ámen.
Acabei hoje a minha novena de caminhar a pé de minha casa à Igreja da Luz. A verdade é que sinto uma nostalgia e já saudade...é inexplicável esta sensação.
Desde 2007 que havia feito esta promessa, por uma dádiva que a nossa família recebeu do Céu.
Assim sendo,foi algo que fiz em Agradecimento e Louvor por essa tão grande dádiva.
Hoje, por isto, amanhã, por aquilo, nunca era oportuno cumprir com essa minha vontade/promessa. Finalmente, vi reunidas as condições para iniciar essa odisseia...e o Céu ajudou.
Hoje, neste último dia, fui presenteada com a cerimónia dum casamento e, simultâneamente, o baptizado duma menina, filha dos noivos que estavam a casar...foi dois em um.
Os pais noivos, que já tinham um rebentinho, aproveitaram a cerimónia do casamento, para baptizar a bébé.
Enquanto estava a orar...ouvia as palmas aos noivos e à bébé...fiquei com a sensação de que o Céu estaria a bater palmas aos meus louvores e agradecimentos...fértil imaginação a minha...
Também me questionei...os tempos de outrora e os de hoje...casar pela Igreja e já com o rebentinho pronto a receber o Baptismo...
Como estou "ultrapassada"...terei mesmo de rever os meus conceitos de (vestido branco, igual a pureza,
e a carroça parece estar à frente, ao invés de estar atrás...)não estou a julgar...simplesmente é um facto, as sociedades mudaram em tudo, facilidades de vária ordem, por vezes, acabam em lares desfeitos a o que dantes era, estatísticamente, casais abençoados para toda a vida...agora é, estatísticamente, casais separados e filhos a viverem já com a maior naturalidade essas separações.
A noção de família está cada vez mais a perder-se...é a base de tudo, o sacrífio, o respeito pelo outro/a, o perdão,a aceitação,o verdadeiro amor que por vezes é renunciar ao pecado que por portas e travessas se nos apresenta de bandeja, nos transportes, empregos, café, etc., etc..
A separação dos casais está a acontecer cada vez mais e essa vontade está a ser feita ao inimigo.
Que a nossa Mãe Maior, Maria Santíssima, nos dê a coragem e sabedoria para vencermos sempre esse inimigo que espreita e, neste campo, está a conseguir ganhar a batalha do fracasso dos casamentos quer religiosos ou quer não.
Forte abraço
Mer e família

Ailime disse...

Amigo Joaquim,
Grata por ter caminhado connosco neste mês de Oração do Rosário e por todos os ensinamentos que nos deixou e ainda pela sugestão da leitura do
"LUMEN GENTIUM”, que muito nos ajudará a entender alguns aspectos relacionados com a doutrina da Igreja e, neste caso concreto, sobre o culto à Virgem Santa Maria.
Como Maria saibamos acolher com humildade e singeleza Jesus no nosso coração para desta forma chegarmos ao Pai.
"Fazei tudo aquilo que Ele vos disser"
Que assim seja!
Muito obrigada.
Um abraço em Cristo e Maria.
Ailime

Fá menor disse...

Mais um riquíssimo ensinamento, amigo Joaquim.

Quão profícua está a ser esta Caminhada com Jesus e Maria!


Abraço amigo em Cristo e Maria.

Nova Civilização disse...

Amigo Joaquim,

"...E os fiéis lembrem-se de que a verdadeira devoção não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e nos incita a amar filialmente a nossa mãe e a imitar as suas virtudes..."

Obrigado por mais uma rica partilha.
Caminhar com Maria e nos aproximar cada vez mais de Cristo

abraços fraternos,

Gisele

Dulce Gomes disse...

Amigo Joaquim
Já na recta final e tanto para aprender.
Este foi um ensinamento precioso.
Obrigado.
Abraço em Cristo e Maria

Utilia Ferrão disse...

Amigo Joaquim
Vamos então fazer o que nos diz ler o "LUMEN GENTIUM”mas aonde é que eu vou procurar esses documentos?
Bem vou tentar procurá-los.

Que bom Joaquim termos feito esta caminhada tão linda e com pessoas tão variadas como todos nós.
Louvado seja Deus.
Abraço fraterno em Cristo

teresa disse...

não podias terminar de melhor forma , gostei muito de tudo que aqui partilhas-te , e sem duvida que é um texto que merece a nossa maxima atenção , pois ensina-nos muito ..

graças te sejam dadas nossa mãe querida , tudo por ti , e tudo para ti ...

rosa mística , rogai por nós ..


beijinho ...

Aborto Não PT Não disse...

"Se algum padre ou algum bispo pretende ser prudente e guardar o silêncio, eu não guardarei, porque não quero entrar para história como os bispos que covardemente não levantaram a voz quando Hitler começou a governar a Alemanha em 1933." (Pe. Paulo Ricardo, sobre o PNDH-3)

"Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. E vai ser ... uma vergonha muito grande se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam." (Padre José Augusto, sobre o PT na Canção Nova)

"Não podemos nos calar!" (Dom Aldo Pagotto, sobre a Cultura de Morte no governo)

Muitos padres e pastores ergueram corajosamente sua voz para denunciar a Cultura de Morte do governo. Vamos também nós fazer o que estiver ao nosso alcance!

O site * www ponto ABORTOnaoPTnao ponto com * é uma FERRAMENTA que nos ajuda a deixar descoberta a Verdade sobre como o atual governo está tentando implantar a Cultura de Morte no Brasil. O site tem um histórico de notícias, é simples de acessar e fácil de divulgar!

Ajude a divulgar escrevendo uma postagem no seu blog e enviando e-mails para seus amigos! Mostrar a Verdade sobre o que o atual governo está fazendo em relação ao aborto é um ato de Amor com os brasileiros e patriotismo.

Alguns "fatos", não "boatos", a serem conferidos no site:

* UM DIA DEPOIS do primeiro turno, Ministério da Saúde continua projeto: "Estudo e Pesquisa - DESPENALIZAR o Aborto no Brasil"
* Como pré-candidata, Dilma ALTERA radicalmente discurso sobre aborto e fé
* Dilma diz que é um absurdo que não haja a DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto no Brasil
* Dilma defende "atendimento PÚBLICO para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto"
* Igreja chama Lula de "novo Herodes" devido a DECRETO pela legalização do aborto
* Ministério da Saúde financia filme pró-aborto
* PT PUNE deputados por serem contra o aborto

"Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão." - São Pio V

joaquim disse...

Obrigado Malu

Para mim é que é uma honra caminhar com tão boas companheiras.

Que Deus nos ajude e guarde pela intercessão da nossa Mãe Santíssima.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Felipa

Mas vamos descobrindo tudo, porque o caminho de Deus é esta descoberta que se renova todos os dias.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Mer, pelo testemunho.

As famílias, a família deve ser um das primárias intenções da nossa oração, porque a família é a primeira catequese, porque a família é onde se testemunha aos mais novos o amor e a fé da graça de Deus.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Ailime

Eu é que agradeço a vossa companhia.

É muito necessário que os católicos empenhados conheçam bem a Doutrina da Igreja em todos os aspectos.

A Lumen Gentium é imprescindível para isso.


Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Fa.

E continuemos a caminhar.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Gisele, obriagdo.

Com Maria a Jesus!

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Olá Dulce, obrigado.

Tantos documentos da Igreja à nossa disposição e nós tantas vezes nos esquecemos deles.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Utilia.

Para ler a Lumen Gentium basta clicar no link que está no texto onde diz Constituição Dogmática Lumen Gentium.

Abrirá a página do Vaticano em Português com a Constituição na sua totalidade.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Teresa.

Ao caminharmos juntos obrigamo-nos a procurar razões para a caminhada e todos assim vamos aprendendo.

Por Maria a Cristo.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

"Aborto não PT não"

Obrigado pelas informações e reflexões que nos deixas.

Que a Senhora da Aparecida interceda pelo Brasil e que o Espírito Santo vos ilumine na hora da votação.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Só agora reparei e +eço desculpa ás minhas compnaheiras de caminhada pelo facto de não ter colocado o link para o 24º Dia do Rosário.

Um abraço amigo em Cristo para todas

Maria Luiza disse...

Olá Joaquim, obrigada pela visita e explicação do seu blog. Já estou a te seguir. Excelente post sobre nossa Mãe. Estava hoje mesmo cedinho perguntando-me quando teria iniciado a veneração a Ela e eis que encontro a resposta contigo, narrando que começou no Concílio de Éfeso. Espero que nossa amizade se firme. Paz e bem! Abração!

Paulo disse...

Irmão Joaquim, há dias, num determinado contexto saiu-me a seguinte expressão "Quando vou ao sacrário falar-Lhe não vou só, vou de mão dada com Maria" Realmente, devemos segui-Lo como ela nos disse "fazei o que eles vos disser".

joaquim disse...

Obrigado Maria Luisa

Que Deus a abençoe.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Paulo que bonita coisa de se dizer, de se rezar!

Gostei muito!

Um abraço amigo em Cristo