.
.
Sei eu lá bem o que é ser Padre?!
Sei o que é ser pai, que o sou de quatro filhos, e, apesar da experiência, falhei e falho ainda tantas vezes.
Mas ser Padre de tantos filhos como os fiéis da Santa Igreja, uma parte deles bem mais velha do que o Padre, não é tarefa, nem trabalho, é vocação e missão, como, aliás, o ser pai o é também.
Mas os filhos, apesar dos erros do pai, vão guardando no coração o amor pelo pai que eles sabem que os ama apesar de tudo o que possa acontecer.
No coração dos fiéis nem sempre o Padre é guardado com amor.
O coração do pai alberga os poucos ou muitos filhos, o coração do Padre tem que albergar os inúmeros fiéis que lhe são dados em missão.
Os filhos em relação ao pai guardam sempre uma certa reverência, chamemos-lhe assim.
A reverência dos fiéis em relação aos padres há muito que se perdeu, infelizmente.
A multiplicidade de feitios nos numerosos fiéis “à guarda” do Padre deveria tornar a sua missão quase impossível, mas mesmo assim, o Padre vai-se ultrapassando no seu feitio, (pois é os padres são humanos, também têm feitio), para se tentar adaptar ao feitio de cada fiel com quem está.
E depois o Padre ouve os fiéis falarem dos seus problemas, dos problemas das suas famílias, e debatem-se tantas vezes com a falta de tempo para tratarem dos seus próprios problemas, dos problemas das suas famílias, (pois é os padres também têm problemas e também têm famílias), da sua vida própria, enfim.
O pai é culpado dos seus próprios erros e não dos erros dos outros pais.
Ao Padre muitas vezes atiram-lhe para cima com os erros de outros padres.
E cansam-se, têm fome e têm sede, (Jesus também se cansou dizem os Evangelhos), adoecem como os outros, e entristecem-se e choram e, claro também riem e se alegram, sobretudo, com a alegria e o riso dos outros.
O pai é “escrutinado” em casa.
O Padre é “dissecado” em comunidade.
O texto não teria fim, mas só nestas poucas linhas leva-me a dizer, a rezar de coração cheio: Obrigado Senhor, por cada Padre que nos dás, que dás à Tua Igreja.
Neste dia de São João Maria Vianney, dia dos Padres, apenas posso dizer obrigado a cada Padre que faz da sua vida a vida de cada um.
Realmente eu sei lá bem o que é ser Padre?
Marinha Grande, 4 de Agosto de 2025
Joaquim Mexia Alves