segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

.
.











Desde sempre o coração foi visto e sentido, pelo homem, como a fonte do amor, o gerador dos sentimentos do homem.
É normal ouvir-se dizer que uma pessoa boa é uma pessoa de bom coração.
O coração é assim, (para além dos conceitos médico/científicos), o centro da vida do homem em tudo aquilo que ele vive física, emocional, sentimental e até espiritualmente.

Que dizer então do Coração do Homem perfeito, daquele que sendo Homem era Deus, e sendo Deus se fez Homem?
Que dizer do Coração de Jesus Cristo? 

É afinal o Coração de Deus, do Deus que se fez Homem, do Deus que quis ter coração como o coração dos homens.

Mas o Coração de Jesus, Coração de Deus, Coração do Homem, é:
Um Coração que “apenas” sabe amar.
Um Coração que “apenas” sabe querer.
Um Coração que “apenas” sabe acolher.
Um Coração tão grande e infinito que nele todos cabem: os que O amam, os que não O amam, os que O rejeitam, os que Lhe dedicam indiferença.


“Dou-te o meu coração”, dizemos nós, quando queremos mostrar o nosso amor por alguém. Mas é sempre, obviamente, uma afirmação simbólica, um desejo que nunca conseguimos cumprir na totalidade.

“Dou-te o meu Coração”, diz Jesus, e dá-O efectivamente, entrega-O, esgota-O, (embora Ele nunca se esgote), é enfim um desejo divino que se torna inteira e total realidade.

No Coração de Jesus encontramos o tudo da salvação, o amor e o perdão, o acolhimento e o envio, o divino e o humano, a vida agora e a vida para além da morte, a porta aberta de um Coração que não aprisiona, porque “apenas” ama, e o amor é sempre liberdade.

Sabemos bem que todos estamos no Coração de Deus!
A pergunta que nos devemos fazer é saber se nos nossos corações está também, por nossa vontade, o Sagrado Coração de Jesus.


Marinha Grande, 19 de Junho de 2014
Joaquim Mexia Alves


Nota: 
Texto publicado no “Grãos de Areia”, boletim mensal da paróquia da Marinha Grande.
.
.

4 comentários:

Anónimo disse...

muito lindo este texto que me faz refletir e descobrir ainda mais o Amor de Jesus a partir do olhar e da contemplação do Seu Coração.
Na minha oração de todos os dias eu peço: Senhor permanece em meu coração, enche-o do Teu perdão, do Teu amor, da Tua serenidade e paz e dá-me a graça de merecer o lugar que tens em Teu coração para mim.
Jesus vai escutando esta minha prece e vai enchendo os meus dias de força para enfrentar as dificuldades e as partidas que a vida me vai pregando. Tudo por Vós, Coração de Jesus.
Bem haja, amigo Joaquim.
M. Lurdes

Concha disse...

Li o post anterior, que ainda não tinha lido e li este.Pensei que se nos admiramos tanto com as atitudes do Papa Francisco, por não serem vulgares num Papa e muito menos na maior parte das pessoas, como não adorar,este Jesus, que foi coerente com o que pregava há dois mil anos e que se manifesta na minha vida em pequenos detalhes/milagres e se não é diariamente é porque estou distraída!Louvado seja sempre o Seu Sagrado Coração que alberga tanta miséria minha e está sempre aberto para me acolher.Abraço na Paz

joaquim disse...

Muito obrigado Maria de Lurdes.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Muito obrigado Concha.

Um abraço amigo em Cristo