sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A "PREOCUPAÇÃO" E O "TRABALHO" DE DEUS

.
.
Hoje de manhã, quando estava nas minhas orações matinais vieram ao meu coração, estes dois pensamentos:
Temos um Deus cuja única “preocupação” é a nossa salvação.
Temos um Deus que “trabalha” a tempo inteiro para nós.

Fiquei, logicamente, a pensar nisto.

Realmente, deixando de lado o conceito muito humano de “preocupação” e “trabalho”, a verdade é que podemos afirmar isto mesmo, ou seja, Deus “preocupa-se exclusivamente com a nossa salvação e “trabalha” exclusivamente para isso mesmo!

E como o conceito de tempo, (dias, noites, horas, minutos, etc.), não se aplica a Deus, podemos mesmo afirmar, julgo eu, que esta Sua “preocupação” e “trabalho” é constante e eterna.

E sendo assim, como é, como podemos nós não agradecer e louvar em permanência o nosso Deus, em todos os momentos da nossa vida, fazendo dela uma oferta permanente ao Senhor?
E sendo assim, como é, como podemos nós sequer pensar em prescindir deste Deus que nos ama de tal forma?

Realmente há algum amor maior do que o amor do nosso Deus, que se entrega totalmente e exclusivamente, (humanamente falando), à criatura que criou e ama eternamente?

De tal modo a Sua “preocupação” é total com o homem e a sua salvação, que não hesitou em vir ter com o próprio homem, fazendo-se igual à criatura criada, em todas as coisas, excepto no pecado.

Aliás, sendo o pecado uma rotura com o amor de Deus, o Deus feito homem nunca poderia romper consigo próprio.

Mas é fantástico, extraordinário, percebermos e reconhecermos, que o nosso Deus depois de nos ter criado se dedicou inteiramente a amar-nos, a fazer-nos conhecer o amor, a ensinar-nos o caminho da salvação.

Que posso eu temer deste mundo, se o meu Deus está comigo?

Que posso eu temer das tentações, se o meu Deus está comigo e nunca me abandona?

E aqui está outra coisa extraordinária de Deus: nunca nos abandona!

Podemos renegá-Lo, desprezá-Lo, colocá-Lo fora da nossa vida, mas Ele não deixa de se “preocupar”, de “trabalhar”, de estar connosco, amando-nos e mostrando-nos o caminho da salvação.

Não contente com tudo isto, (perdoem-se-me as expressões humanas), e como para Ele o tempo não existe, faz-se presente à vista, ao toque, e até como alimento, transubstanciando-se todos os dias na humildade, do mais humilde dos alimentos: o Pão.

E nós em vez de O procurarmos para recebermos do Seu amor e Lhe darmos o amor que coloca em nós, vamos apenas e a maior parte das vezes pedindo e pedindo, mais como queixando-nos, do que aceitando as adversidades de um caminho, que sendo difícil, nos leva à meta mais almejada que é a vida eterna na felicidade do gozo de Deus.

Realmente, se Deus nos criou por amor, se nos ama com total dedicação e entrega, (e acreditamos e sabemos que assim é), como poderá Ele não saber do que necessitamos para em cada dia, em cada momento, correspondermos ao Seu amor!

Preocupamo-nos, queixamo-nos, vivemos tristes e acabrunhados, vivemos com medo de tanta coisa, desde espíritos, superstições até horóscopos desfavoráveis, quando afinal nada disso tem qualquer valor, ou pode sequer interferir connosco, se estivermos unidos ao nosso Deus que é vivo e presente nas nossas vidas em todos os momentos.

A nossa vida deve ser então e sempre «Procurar antes o seu Reino, porque tudo o mais nos será dado por acréscimo.» Lc 12,31

Obrigado meu Deus, por cada um e eu próprio sermos a Tua preocupação e trabalho permanentes.
Obrigado por teres criado cada um e eu próprio para Ti e para vivermos e usufruirmos do Teu amor.
Coloca meu Deus, no coração de cada um e no meu coração, essa certeza inabalável de que estás sempre connosco e que “todos os cabelos da nossa cabeça estão contados por Vós”. (Mt 10,30)
Louvado sejas, meu Senhor e meu Deus.



Monte Real 29 de Janeiro de 2010
.
.

8 comentários:

Gisele Resende disse...

Amigo Joaquim,

muito obrigada por essa partilha. Quando começamos a entender esse tudo em que Deus nos acolhe. Esse caminhar que Cristo nos ensina começamos a viver de verdade!

abraços fraternos,

Gisele

Utilia Ferrão disse...

Joaquim É verddade que Deus cuida da obra que criou "nós a sua obra".
Sabendo que Ele é um Deus Poderoso
e um Deus de Amor não seria nada dificil entregar-se á sua Divina Providência mas aquela parte humana que existe em nós, tantas vezes insiste em ignorar tudo isto.
Obrigada por nos teres proporcionado este pensar
Abraço em Jesus da amiga Utilia

joaquim disse...

É verdade amiga Gisele.

Se assim O percebemos, assim a Ele nos entregamos e a nossa vida é transformada por Ele e d'Ele recebe a vida.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Utilia

O nosso problema é sempre esse, a nossa fraca humanidade que muita vezes nos faz fazer o mal que não queremos, deixando de fazer o bem que queremos, como diz São Paulo.

Abraço amigo em Cristo

teresa disse...

olá joaquim , ..
sabes , nunca tinha pensado nisto assim , por este ponto de vista .
claro que nós pensamos sempre que deus está sempre a zelar por nós e que quer o melhor para nós , mas assim desta maneira que escreveste nunca tinha pensado assim ..
obrigada por me deixares a meditar assim desta maneira ...

abraço em cristo ...

Canela disse...

Agradeço amigo Joaquim, tão maravilhosa partilha.

Muito obrigada

joaquim disse...

Para isso mesmo Teresa é que é muito bom partilhar, para irmos descobrindo vivências da fé nos outros que ainda não tinhamos percebido.

É realmente fantástico pensarmos que Deus se "preocupa" tanto connosco!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado amiga Canela, pela tua amizade e pelo teu constante testemunho de fé.

Abraço amigo em Cristo