segunda-feira, 9 de outubro de 2023

A FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DA MARINHA GRANDE

.
.












“Por estes dias Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para o litoral, a uma cidade chamada Marinha Grande.” (parafraseando Lc 1, 39)

Decorreu neste fim de semana a Festa da Padroeira da Marinha Grande, Nossa Senhora do Rosário.

Na sexta feira à noite houve a recitação do Terço, seguida de procissão de velas no quarteirão à volta da nossa igreja, que estava parcialmente cheia de fiéis entusiasmados, empenhados e bem sorridentes.

“Entrou na igreja e saudou o povo ali reunido.
Quando os fiéis ouviram a saudação de Maria ficaram repletas de alegria e o Espírito Santo tomou conta delas.
Então todos os que ali estavam, unidos a uma só voz disseram: Avé Maria cheia de graça bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (parafraseando Lc 1, 40-42)

No sábado foi dia de arraial, com a praça onde estavam as tendas montadas repleta de gente alegre e bem disposta.
Notou-se, sobretudo, uma forte união, uma alegria espontânea e partilhada, e nem sequer aconteceram as habituais “trocas de vista” mais exaltadas entre alguns.
A paz e a concórdia reinaram durante todo o dia e durante as horas da noite em que a festa decorreu.

No Domingo, pelas 15 horas da tarde, a igreja da Marinha Grande estava completamente cheia de fiéis, enquadrados pelos pendões e andores dos oragos das diversas capelas da paróquia e, em lugar cimeiro, a imagem de Nossa Senhora do Rosário, ricamente adornada de belas flores.

“Que felizes somos porque a Mãe de Deus nos quis vir visitar. Logo que chegaste Mãe e depois de ouvirmos a tua saudação sentimos a presença do teu Filho Jesus entre nós.” (parafraseando Lc 1, 43-44)

A Eucaristia, vivamente participada, conduziu o povo de Deus a uma comunhão ainda mais estreita, numa paróquia viva, que tem sabido renovar-se, deixando que o Espírito Santo a conduza, para ser cada vez mais uma paróquia missionária, sempre impulsionada pelo seu Pároco Pe Patrício e o seu Vigário Pe Jorge, acompanhados por tanta gente que quer servir a Deus servindo os homens em comunidade de amor.

Seguiu-se a procissão, plenamente participada, com os andores das capelas e o andor de Nossa Senhora do Rosário, num percurso “longo”, passando pelas ruas da Marinha Grande, mostrando assim à cidade a fé que une os homens no amor de Deus e, por isso mesmo, deve abrir os homens ao seu próximo. seja ele qual for e venha de onde vier.

Regressado o povo à igreja, foi dada a bênção final e a festa continuou ao longo do dia e primeiras horas da noite, sempre com grande alegria e entendimento sem problemas de qualquer espécie.

É de inteira justiça fazer homenagem a tantas mulheres e homens que deram muito do seu tempo para tudo organizar e fazer com que a festa deste ano fosse um grande sucesso.

Claro que a festa da Padroeira só tem sentido verdadeiro, vivida na fé d’Aquele que nos deve unir em todos os momentos no amor, Jesus Cristo Nosso Senhor.

Por isso no fim destes dias só podemos dizer:
“Feliz de ti Mãe que acreditaste e disseste sim, e assim se cumpriu a vontade de Deus para todo o sempre.” (parafraseando Lc 1, 45)

Ensina-nos Mãe a acreditar e a dizer sim a Deus também, em todos os momentos das nossas vidas.





Marinha Grande, 9 de Outubro de 2023
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: