domingo, 5 de março de 2023

IRMÃS CLARISSAS DE MONTE REAL

.
.









Alertado por uma publicação das Irmãs Clarissas de Monte Real, recordo hoje a chegada das mesmas Irmãs a Monte Real para darem início ao seu projecto, (projecto de Deus, sem dúvida), de construção de um Mosteiro em Monte Real.

Instalaram-se num edifício das Termas de Monte Real, e ali começaram a viver em comunidade, que já prefigurava o Mosteiro em que hoje em dia adoram continuamente Deus, no Santíssimo Sacramento da Eucaristia, e intercedem por todos nós perseverantemente, em contínua oração.

Muitos frutos essa adoração e intercessão nos dá a todos, e a mim em particular a certeza, (como já tantas vezes afirmei), de que as suas orações por mim, (a pedido de minha mãe), alcançaram a graça de Deus para a minha vida e me transformaram no homem que hoje em dia sou, pecador, mas procurando sempre no amor de Deus a redenção e tentando sempre servi-Lo, servindo os outros, em tudo aquilo que gratuitamente Deus, na Sua infinita bondade coloca em mim, pobre servo inútil que tento ser.

A serenidade, a paz, a bondade, que cada vez que visito aquele Mosteiro sinto naquelas Irmãs, é uma prova mais que evidente, da presença de Deus nas suas vidas e no meio de nós.

É que a felicidade com que vivem só pode vir de Quem é a verdadeira felicidade!

E hoje, neste Domingo da Quaresma, em que lemos e meditamos na Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, vem ao meu coração que aquelas Irmãs Clarissas todos os dias sobem a «um alto monte» (Mt 17, 1) e ali, desprendidas de tudo e até delas próprias, rezam como Pedro dizendo «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, deixa-nos fazer aqui tendas para todos aqueles por quem rezamos», (cf Mt 17, 4) e acrescentam: para que estando mais junto de Ti, Te encontrem e vivam no e do Teu amor.

Uma dessas “tendas” por elas construídas em oração, abrigou-me e abriga-me ainda, e eu feliz dou graças a Deus pelas “minhas” queridas Irmãs Clarissas de Monte Real.

Tudo e sempre para a maior glória de Deus!




Marinha Grande, 5 de Março de 2023
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: