quinta-feira, 30 de novembro de 2023

EXALTAÇÃO

.
.










Comecei o dia como sempre em oração, mas pouco depois uma série de problemas que surgiram levaram-me a um estado de ansiedade, de frustração, quase de irritação.

Rezei, sim rezei, para que a minha confiança estivesse em Deus que nunca me faltou, mas o meu coração, a minha mente, não descansavam e o incómodo, para lhe chamar apenas isso, ia continuando.

Lembrei-me do Advento, e à minha memória veio uma oração em verso escrita há alguns anos atrás.
Procurei-a, encontrei-a, li-a, e fui-me deixando tocar pela certeza de que a espera de Deus é uma espera concretizada, porque Ele já veio e está no meio de nós e em nós.

E algo foi mudando em mim.
A ansiedade acalmou, a frustração desapareceu, a irritação deu lugar à paz e a certeza da presença de Deus na minha vida, foi-se tornando cada vez mais forte e sensível.

E surgiram como sempre aquelas interrogações que eu me faço, ou melhor, que Ele me leva a fazer, tais como: mas Ele nunca te faltou, porque faltaria agora; porque queres tu as coisas resolvidas no teu tempo, quando o tempo d’Ele é com certeza o tempo mais certo; porque confias tanto, ou não confias, no que podes ou queres controlar, em vez de confiar que Ele sabe bem do que precisas e to concede se for o melhor para ti?

E a bonança foi tomando conta de mim.

Depois veio ao meu coração uma canção de Natal e perante uma letra bela, primorosamente cantada, os “glória” nela cantados, foram enchendo o meu coração de paz, de alegria, de vontade de dar glória ao Deus que se fez Homem como nós, que nasceu de uma mulher como nós e se entregou na Cruz para nos salvar.

Então dei por mim a dar graças pelas contrariedades do início do dia que, afinal, foram o motivo para mais uma vez tomar consciência da Sua presença em mim, do Seu amor por mim, e de como a vida só tem sentido vivida por Ele, com Ele e n’Ele.

E então sim, pude cantar em silêncio dentro de mim, alegremente:
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados.




Monte Real, 29 de Novembro de 2023
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: