sexta-feira, 30 de novembro de 2018

UM TESTEMUNHO DO “LADO DE CÁ” DO ALPHA

.
.

Confesso que nunca fiz o Alpha como convidado, embora já tenha feito 12 Percursos Alpha completos na Marinha Grande e colaborado em outros tantos, em diversas paróquias pelo país fora.
O que me foi dado aprender e aprendi, foi um manancial de coisas importantes, não só de Doutrina da Igreja, mas também e sobretudo da maneira de a viver no amor a Deus e aos outros.
Claro que já tinha um passado em Igreja, sobretudo ligado ao Renovamento Carismático Católico, que me facilitou enormemente a minha adesão e empenhamento ao e no Alpha.
Mas faltava-me muito, (e muito me faltará ainda), para ser um verdadeiro cristão católico, colocando os poucos ou muitos talentos que Deus me deu ao Seu serviço, servindo os outros.
Os temas do Alpha foram para mim uma descoberta de uma nova forma de evangelizar, de fazer chegar a outros a verdade de Deus, o anúncio do Evangelho.
Tornaram-me mais simples nas palavras a dizer, nos pensamentos a organizar, na forma de testemunhar.
Pode saber-se muito ou pouco, mas talvez o que interesse mais é a forma como transmitimos esse saber, como testemunhamos a nossa vivência desse saber da fé, para em vez de confundir, esclarecer e ajudar a perceber.
Deus é simples, (embora sendo um Mistério), porque é amor, e o que se sente mais, talvez, no Alpha, é o amor derramado por Deus que transforma as pessoas, estabelecendo amizades, fraternidades que se tornam cada vez mais fortalecidas.
Sempre gostei de rezar de forma espontânea, porque sempre me espantei e deixei surpreender pelo Espírito Santo, mas o Alpha deu-me uma abertura e mais uma razão para me abrir definitivamente à oração de louvor, à oração de cura, à oração de libertação e cada vez mais me sinto tocado para o fazer, embora cada vez mais, “duvide de mim”, isto é, me sinta mais “um nada” do que alguém que sabe muito ou pouco, e isso é também muito bom, (orgulhoso como sou), para me dar a necessária dimensão de perceber que é Deus quem tudo faz quando a Ele nos entregamos.
O Alpha mudou a minha vida em Igreja, pois deu-me uma dimensão dos outros que eu ainda não tinha verdadeiramente, e ao dar-me essa dimensão, deu-me também a alegria de ver com  a minha vida a obra surpreendente que Deus faz na vida dos outros, na vida daqueles que frequentam os Percursos Alpha.
Esta dimensão da amizade fraterna, muito próxima, provocada por Deus ao longo das semanas em que decorre o Alpha, é algo que me enche o coração e me faz feliz, muito mais feliz.
Para quem como eu era tão céptico em relação ao Alpha no início, Deus deu-me a possibilidade de ver com os meus olhos e sentir com o meu coração, como o Espírito Santo guia a Igreja e Lhe dá sempre novas “ferramentas” para anunciar e levar a todo o lado, desde “a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo”, a sua Palavra, o seu amor, a sua misericórdia, a sua salvação, para que todos encontrem e vivam a vida eterna que Jesus Cristo nos prometeu.
O Alpha é, sem dúvida, uma dessas “ferramentas”, graças a Deus!

Marinha Grande, 27 de Novembro de 2018
Joaquim Mexia Alves

Copiar o link para ler o texto no site do Alpha Portugal

http://portugal.alpha.org/blog/2018/11/29/deus-simples-porque-amor?fbclid=IwAR399JNyHOAnvChf3yBTzWPdmqP-kuMTzRbigDr9FE5YhB3kdACiym2NAXI#.XAEitktTso8.facebook
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Alpha é, sem dúvida, uma grande “ferramentas”, de que já beneficiei.
Não mais esqueço o Padre Patrício e o Joaquim Mexia Alves.
Graças a Deus que ajudam em todos os dias, em todas as horas.
Obrigado.
JERO

joaquim disse...

Obrigado José Eduardo.

Um grande e amigo abraço