quinta-feira, 15 de março de 2012

«OS QUE VÃO À IGREJA SÃO OS PIORES»

.
.






«Os que vão à igreja são os piores!»

Ouvimos tantas vezes esta frase, que por vezes até a assumimos como verdadeira!
Mas terá alguma realidade, alguma verdade, esta frase?

Tenho para mim que há duas maneiras de a apreciar, ou melhor, de apreciar aqueles que “vão à igreja”.
Deixo para depois esta frase específica “vão à igreja”.

Com efeito, se aqueles que “vão à igreja” forem apreciados pelos que “não vão à igreja”, então a frase carece de realidade, de verdade, porque aqueles que “não vão à igreja” não deveriam apreciar os primeiros segundo as “regras” da igreja, mas sim segundo as regras que impõem a si mesmos.

E então podemos perguntar se realmente aqueles que “vão à igreja” são piores do que aqueles que não vão, e pelo que me é dado ver e a cada um de nós, não julgo que sejam piores, mas talvez iguais, e em certas coisas até melhores, segundo os padrões daqueles que vivem sem “ir à igreja”.

Mas retomemos as palavras “vão à igreja”.
Porque uma coisa são os que “vão à igreja” e outra bem diferente são aqueles que “são Igreja”!

E aqui reside uma grande diferença, e talvez até a frase do título pudesse ser em parte verdadeira, se os que “vão à igreja” fossem apreciados pelos que “são Igreja”.
Mas, uma coisa importante nos ensina a Palavra de Deus, é que não devemos julgar, até para que não sejamos julgados.

É que os que querem “ser Igreja”, sabem-se fracos e pecadores e por isso mesmo querem “ser Igreja”, para em comunidade, em oração, em meditação, ouvindo e aprendendo os ensinamentos da Igreja, melhorarem, deixarem-se transformar em suas vidas, para imitando Cristo, darem testemunho do amor, sabendo no entanto que vão cair muitas vezes nas suas fraquezas, mas colocando sempre a sua confiança e a sua esperança no perdão e no amor de Deus.

Já os que apenas “vão à igreja”, vão apenas ao edifício “ouvir e ver”as celebrações, tentando servir-se da Igreja para dela retirarem apenas o que lhes interessa, e colocando de lado a conversão diária, que custa e exige esforço.

Ou seja, os que apenas “vão à igreja”, vão como se fossem a um super-mercado onde podem escolher o que lhes interessa, e colocar de lado o que não lhes “serve”.
Assim, são na igreja uma coisa, e na sua vida diária outra coisa, conforme as particularidades de cada momento.

E quantas vezes eu próprio não sou assim, também!?

Por isso mesmo quero ser Igreja, e assim sendo agradeço a frase do título deste texto, tomando-a positivamente e não pejorativamente, como uma chamada de atenção à minha conversão diária, de modo a que o meu testemunho de cristão católico seja coerente com a fé que afirmo professar.


Monte Real, 15 de Março de 2012
.
.

6 comentários:

Paulo disse...

Realmente, muitos do que vão, vão apenas por ir...nada mais infelizmente mas, não são todos. Engraçado que há dias atrás também escrevi um pequeno artigo "semelhante". Só o publiquei à pouco, porque estive no "meu" retiro anual ao ar livre, a romaria quaresmal. Abraço fraterno

concha disse...

Amigo Joaquim
Sem dúvida que ir à igreja é bem diferente de ser igreja ou querer ser igreja.Curiosamente não deixa de haver alguma ironia na afirmação "os que vão à igreja são os piores", porque ao quererem denegrir a igreja,acabam por considerar que a igreja até é boa, porque supostamente quem lá vai com aquilo que lá recebe deveria ser bom.
Ser católico é de uma responsabilidade enorme, não só pelo empenho na transformação pessoal,mas também porque temos o olhar do mundo sobre nós e sem perdoar o mais pequeno deslize.Pecamos muitas vezes, quando com o nosso agir defraudamos a esperança ainda que ligeira daqueles que esperam um sinal que os leve a acreditar no nosso Deus.
Sem ser feita de outra"massa"também muitas vezes pertenci e pertenço ao grupo dos que vão à igreja, felizmente que nem sempre.
Um abraço na paz de Cristo

Je Vois La Vie en Vert disse...

Boa noite,

Não vou à igreja. Vou à casa do meu Pai, vou juntar-me aos meus irmãos para ouvir a palavra de Jesus, sentir-me em união e alimentar-me do corpo do Cristo. Não faço isto por obrigação mas porque quero e se, por uma rara razão, não assisto à minha missa semanal, sinto um grande vazio.
É um alimento do que preciso.

Verdinha

joaquim disse...

Obrigado Paulo.

Já o li e comentei, pois gostei muito.

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Concha

Todos nós de quando em vez "vamos à igreja" em vez de "sermos Igreja"!

Obrigado

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Verdinha, pelo teu testemunho.


Um abraço amigo em Cristo