segunda-feira, 25 de março de 2013

OBRIGADO, SENHOR, POR BENTO XVI

.
.
Almoçando com os mais necessitados no Natal de 2010

 
 
 
Almoçando com os mais necessitados no Natal de 2010
 
 
 
 
 
 
 
Quando eleito Papa, o Cardeal Joseph Ratzinger foi rapidamente considerado  com inúmeros “defeitos” e apelidado das mais variadas coisas, tais como, conservador, inquisidor, rectrógrada, e até, pasme-se, se dizia que com ele a Igreja iria retroceder e afastar-se do mundo dito moderno.
Viam nele uma intransigência, uma sede de poder, um autoritarismo insuportável.
 
Realmente é tão fácil julgar os outros, sobretudo quando não os conhecemos e queremos atacar uma instituição, atacando os homens que A servem.
 
Bento XVI foi-se encarregando, com uma tenacidade e paciência inesgotáveis, de, sem alardes de nenhuma espécie, “dar a volta” a tais apreciações sobre a sua figura e personagem.
 
Onde se queria ver um homem arrogante e convencido, apareceu um homem frágil, com um sorriso desconcertante e tímido.
Onde se queria ver um homem isolado, fechado nas suas convicções não dando espaço a ouvir os outros, apareceu um homem afável, que queria ouvir os outros, as outras igrejas, até aquelas que voluntariamente se tinham afastado.
Onde se queria ver um homem “velho”, afastado dos jovens, apareceu um sorriso quase infantil, uma palavra de alento, uma empatia difícil de explicar com os jovens.
 
E tantas outras atitudes, gestos e palavras que foram deitando por terra os precipitados juízos, as pretensas opiniões, os vaticínios mais negros a que alguns se dedicaram.
 
Mas faltava a desarticulação do infeliz e indigno “cognome” com que alguns o tinham mimoseado: “o panzer alemão”, como indicação de um orgulho amarrado ao poder que passa por cima de tudo e de todos.
 
É que um dia, calmamente, com uma serenidade desconcertante, surpreendendo tudo e todos, anuncia a sua resignação, reconhecendo a sua fragilidade, pedindo que o libertem daquela missão que ele teme não conseguir levar a cabo.
 
Caem então por terra todas as insinuações, todos os preconceitos, todas as acusações de uso do “poder pelo poder”.
 
Então a humildade transparece, aliada sem dúvida, à contínua oração, (de um homem espiritualmente inabalável), que leva os homens a ouvir a Palavra de Deus e a inclinar-se perante a Sua vontade.
 
Claro que ainda tentam denegrir a atitude, o gesto, tentando fazer torpes comparações com João Paulo II, porque são incapazes de perceber que as soluções que Deus propõe aos seus filhos, são as que Ele sabe serem as melhores para a Sua Igreja em cada momento.
 
Bento XVI, foi/é, um grande Papa, (que eu tive a graça de conhecer de perto em Fátima, num encontro na agora Basílica da Santíssima Trindade), que nos deu a “reconhecer” o valor inestimável da Eucaristia, dos Sacramentos, da Doutrina, da Tradição da Igreja, da Liturgia.
 
E nunca esteve afastado do povo de Deus, antes pelo contrário, viveu e vive com ele no coração, e as suas orações hoje, atrevo-me a afirmá-lo, serão sem dúvida, pelo Papa Francisco, pela Igreja e por cada um de nós.
 
Obrigado, Senhor, por Bento XVI!
Abençoa-o e conserva-o sempre no Teu amor!
 
 
Monte Real, 25 de Março de 2013
Joaquim Mexia Alves
.
.

8 comentários:

Ailime disse...

Boa tarde Joaquim, depois de João Paulo II não me foi fácil e aqui me confesso "aceitar" um Papa aparentemente um pouco mais metido consigo mesmo, não tão mediático. Fiquei rendida quando assisti à missa no Terreiro do Paço em Lisboa aquando da sua vista a Portugal. E mais ainda quando agora pela sua resignação na humildade com que só os escolhidos de Cristo o sabem fazer para em oração continuar a orar pelo povo de Deus que tanto precisa. Que Deus continue a iluminá-lo e conservá-lo, como diz, no Seu Amor. Muito grata por mais um texto abençoado. Abraço fraterno. Ailime

joaquim disse...

É verdade, Ailime.

De um modo geral quando Bento XVI foi eleito, todos estavamos "intoxicados" pela imprensa em relação à sua figura.

Mas Deus sabe mais e por isso sabia bem quem escolhia para suceder a Pedro naquele particular momento da Igreja.

Um abraço amigo em Cristo

Anónimo disse...

Viva Bento XVI!

Ana

joaquim disse...

Viva!

Obrigado Ana!

Um abraço amigo em Cristo

Concha disse...

Bento VXI, cativou-me pelo dizer profundo de um modo simples.Isso é um dom e ele tem esse dom.
Olhando para o que eu na minha ignorância sei do seu pontificado, posso dizer que foi coerente em tudo, até ao fim.
Que o Senhor o cumule de bençãos, é o que lhe desejo com gratidão eterna.

joaquim disse...

É verdade Concha.

E acredito que no silêncio a que se remeteu ainda nos irá dar muitos escritos que depois viremos a conhecer e nos ajudarão a crescer na Fé.

Um abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Só Deus sabe o que faz...

joaquim disse...

É verdade Paulo!

Um abraço amigo em Cristo