sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

AMIGOS

A Sandra Dantas, do "Teologar", incumbiu-me, bem como a outros de escrever sobre os amigos.
Começou com o titulo de "Amigos Coloridos", pela mão de "Cristalzinho", do "Partilhar-Vindo do Céu", depois a Elsa, do "Eu estou aki", passou para "Amigos em tons de Pastel", e eu, sem querer desvirtuar a ideia, chamo-lhe apenas "Amigos".

AMIGO

Am - de amor
mi - de mim para...
igo - de contigo, meu amigo.

Para escrever sobre os amigos tenho de me socorrer do Maior Amigo.

Jesus Cristo está sempre de braços abertos para cada um de nós.
Amigo e ser amigo, é estar sempre de braços abertos um para o outro.

Jesus Cristo não cuida de saber da ofensa, ou do "tamanho" da ofensa, apenas perdoa.
Amigo e ser amigo, é não graduar a ofensa, mas estar aberto a perdoar e pedir perdão.

Jesus Cristo não espera o pedido "oficial" de perdão, mas ao movimento do nosso coração, corre para nós para nos abraçar.
Amigo e ser amigo, é não deixar que o outro se "humilhe" pedindo perdão, mas ao reconhecer nele o sinal do arrependimento de imediato o abraçar.

Jesus Cristo não se faz maior do que nós, mas igual.
Amigo a ser amigo, é nunca querer ser mais que o outro.

Jesus Cristo "larga tudo" para nos procurar quando nos perdemos.
Amigo e ser amigo, é estar sempre disponivel para o outro, sobretudo nos momentos em que mais precisa de nós.

Jesus Cristo no Seu amor por nós adverto-nos dos erros que cometemos ou que estamos para cometer.
Amigo e ser amigo, é não fugir à responsabilidade de avisar/aconselhar o outro e estar receptivo ao seu aconselhamento.

Jesus Cristo "preocupa-se" em fazer amigos e em tornar todos amigos uns dos outros.
Amigo e ser amigo, é abrir a amizade aos outros e fomentar a amizade entre todos.

Jesus Cristo só pensa em nós.
Amigo e ser amigo, é pensar no outro e deixar que ele pense em nós.

Jesus Cristo deu-nos a vida, e deu a vida por nós.
Amigo e ser amigo, é ajudar a viver e dar de nós tudo o que se tem para dar.

Jesus Cristo é o maior amigo e tudo pode.
Nós somos amigos nas nossas limitações, mas devemos imitá-Lo em tudo o que nos é possivel.

Jesus Cristo é para todos.
A amizade, assim vivida, é para mulheres e homens, crianças e adultos, solteiros, namorados, casados, viúvos, consagrados, e todos os estados de vida que houverem.

E agora, tal como me pediram, passo a incumbência a outros/as, que tenham mais inspiração do que eu:

http://www.voualiejavenho.blogspot.com/ - Leonor

http://www.portinhodeabrigo.blogspot.com/ - Xana

http://nasacristia.blogspot.com/ - Pe. Pedro Josefo

http://www.estoriasdacarochinha.blogspot.com/ - Joana

http://www.sepadume.blogspot.com/ - S.P.

http://www.nova-evangelizacao.blogspot.com/ - José Mariano

5 comentários:

Sandra Dantas disse...

Querido amigo Joaquim,
também foste rápido!!!

Jesus é o Verdadeiro amigo, nós seguimos os seus passos!

Obrigado pela tua reflexão!

Um grande abraço amigo, em Cristo o Amigo!!!

xana disse...

Olá Joaquim de Cristo!

Amigo, aceito o teu desafio. Aceito-o, e dá-me a tua mão.
Tem sido bom ir caminhando contigo
Sentir a tua fé,
o teu pensamento, o teu coração.

Obrigada por te lembrares de mim.

J disse...

Joaquim,

É com enorme alegria que aceito o desafio, e irei escrever o que me propõem.

Gostei muito do seu texto, cada vez que escreve fico sem palavras.

Um grande beijinho em Cristo

NaSacris disse...

Olá Joaquim, obrigado por me teres na lista. Mas para fazer uma lista, ou terá que ter todos, ou quase todos, ou ficar muita gente de fora. Por isso, tenho dificuldade em fazer uma lista de amigos.
Mas valeu pela ideia.
Abraço forte
PedroJ

Crystalzinho disse...

Gostei tanto do teu texto.
Jesus Cristo tem sido um grande amigo, não me tem faltado nas horas dificeis e sinto o seu apoio, incondicional, em todos os momentos.
ele é toda a minha força.
Bjs