domingo, 12 de setembro de 2021

ATÉ JÁ, RUI!

.
.













Ontem foi a despedida do Pe Rui Ruivo da paróquia da Marinha Grande.

Escolhi a fotografia de propósito pois acho que o representa muito bem.

Chegou há dois anos e desde logo marcou presença pela sua simpatia, pela sua alegria, pela intimidade que coloca nas suas conversas, pela sua sempre pronta disponibilidade, e, sobretudo, pela sua espiritualidade, pelas suas homílias, pelo seu modo tão “intenso” de celebrar.

Foi pouco tempo, apenas dois anos, mas deixou marca forte na comunidade paroquial e em mim, com certeza, deixou uma amizade sincera e grata.

Sendo o seu sacerdócio um dom de Deus, assim nos foi dado durante este tempo e assim o devemos “libertar” para que continue a ser esse dom de Deus para outros também.

Se pudesse resumir estes dois anos de celebrações, confissões, convívios, conversas entre nós os dois, escolheria, sem dúvida, a nossa conversa, quase confissão, que com ele tive quando em boa hora me inscrevi no “seu” retiro de oração/poesia, (tema que me é tão caro), e, por entre as árvores do parque do Seminário, lhe abri a alma às minhas lutas interiores, derramei umas lágrimas sem qualquer vergonha, e recebi as palavras, o conselho, o abraço espiritual, de quem compreendeu, não julgou, antes se tornou parte integrante dessas lutas como se dele fossem também.

Sabe bem o Pe Rui que encontra e encontrará sempre na comunidade paroquial da Marinha Grande os braços abertos para o receber em qualquer momento que nos queira visitar ou queira de nós precisar.

Obrigado, Rui, vai em paz com o sentido da missão cumprida por estas terras da Marinha Grande.

Um grande e terno abraço.


Joaquim

Sem comentários: