sexta-feira, 30 de março de 2007

UM ANO COM ELE E CONVOSCO

Faz hoje um ano que iniciei este blog.
Chamava-se então “ULMAR”, que é o nome dado às terras banhadas pelo Rio Lis, junto a Monte Real.
Foi criado para contar histórias da família e à família, (porque o meu irmão António assim se lembrou e me lembrou), e também para receber histórias dos meus familiares e assim irmos “dando vazão” à nossa veia escritora.
Rapidamente, sem me aperceber, comecei a colocar textos que reflectiam a minha vivência da Fé que me anima.
Comecei a receber visitas e palavras de interesse no que eu escrevia e de ânimo para continuar a escrever.
Como hoje em dia sempre tento fazer na minha vida, coloquei tudo nas mãos de Deus, e dei-Lhe a primazia da escrita, na convicção que me anima, de que enquanto Ele quiser eu sempre quererei fazer em tudo a Sua vontade.
O nome “ULMAR” já não dizia então com o conteúdo do blog, pelo que decidi dar-lhe outro nome.
“Quid est Véritas?” disse Pilatos frente a Jesus Cristo. Jo 18,38
Pilatos pergunta o que é a verdade, onde está a verdade, e afinal tinha a Verdade diante dele.
Essa mesma Verdade que está diante de nós, que está em nós, e que tantas vezes, como Pilatos, também não A vemos, também não A aceitamos.
Então o blog passaria a ser, ou melhor, quereria e quererá ser o desfiar da minha vida ao encontro da Verdade, ao reconhecimento da Verdade, à vivência da Verdade, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor, nesta comunhão de entrega e partilha com os outros, como família de Deus, o Deus que nos ensina e exorta a sermos família, como Ele mesmo é na Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
Um ano passou, mas o caminho não acabou…

Obrigado a todos, (sem excepção alguma), que me visitaram, os que comentaram e os que leram em silêncio de escrita.
Sem vós este espaço não faria sentido, porque ele é um espaço de entrega, de encontro e de partilha na procura do Caminho, da Verdade e da Vida, que é Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Até já, até sempre, enquanto Deus quiser.
Abraço forte, fraterno e amigo em Cristo do
Joaquim

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns e obrigada pelo teu Blog Joaquim.
Graças a Deus que lhe mudaste o nome, que de outra maneira, penso que não o teria encontrado, nem a ti. Também eu tinha aberto o meu há poucos dias. Lembraste-me agora que fez um ano e andava eu a descobrir outros tantos que me falassem e ajudassem a caminhar ao encontro da Verdade.

Obrigada e parabéns de novo, porque de facto, aqui e em ti, tenho vindo a encontrar a Luz para o meu caminho.

Com um enorme abraço, muito amigo e em Cristo, da
Malu

Leonor disse...

Grande ideia tio,mas ao contrário da amiga Malu eu gostava de Ulmar,vá lá saber-se porquê...
Fez encurtar distâncias, fez pensar, fez gostar.
Muitos destes pela frente!
Um beijinho

joaquim disse...

Obrigado Malu

Sem ti, este espaço era muito mais pobre.
Fazes parte dele sempre e em todo o momento.

Um abraço muito, muito amigo em Cristo do
Joaquim

joaquim disse...

Minha querida Leonor

É lógico que preferes Ulmar, porque é a voz do sangue que fala.

Obrigado por estares aqui comigo neste dia e pelas tuas palavras.

Um beijo muito grande do teu tio
Joaquim

José Avlis disse...

+ + +
Caro Amigo Joaquim

Parabéns pelo primeiro e feliz aniversário deste teu/nosso óptimo Blogue!

«Que é a Verdade?» - acho que foi uma excelente escolha, certamente inspirada pelo Divino Espírito Santo.
Pilatos perguntou isso mesmo a Jesus, mas Jesus, sabiamente, achou que não dever-lhe-ia responder (ou melhor, respondeu-lhe com o silêncio, que muitas vezes 'o silêncio é de ouro'), pois nem o juiz/governador acreditaria, ou simplesmente faria troça, não obstante ter sido dos poucos que reconheceu a inocência de Jesus, apesar de (Pilatos) ser pagão romano...

Todavia, respondeu-lhe quando Pilatos perguntou-Lhe: «Tu és rei?»
- «Sim, sou Rei, mas o Meu Reino não é deste mundo»; embora comece já neste mundo e estivesse, já então, neste mundo, na Pessoa Divina de Jesus Cristo...

Fico-me por aqui, por agora.
Continuação de bom trabalho bloguista, a bem de todos, e em particular da sã Evangelização.
A união faz a força, mas sobretudo a Graça de Deus, a sensatez e o discernimento.

Rezo por ti e peço-te que rezes por mim.
Cordiais saudações fraternais.
José Mariano
+

joaquim disse...

Caro amigo José Mariano
Obrigado pelas tuas palavras e pelos teus parabéns.

Brevemente, se Deus quiser te farei chegar outro texto para o "Nova Evangelização".

Abraço fraterno e amigo em Cristo do
Joaquim

J disse...

Muitos Parabéns Joaquim!

Por esta caminhada feita com Deus, que nos tem enriquecido a todos e tem sido um meio de propagação da palavra e do Amor de Deus.

Um grande beijinho e desejo que esta caminhada prossiga por muito mais tempo com Cristo sempre presente

joaquim disse...

Obrigado Joana pelas tuas palavras e pela tua presença fiel e encorajante.
Abraço em Cristo