sábado, 30 de maio de 2020

UM “RECOMEÇO”


.
.









Recomeçam hoje as Missas com a participação dos fiéis. Graças a Deus!

Embora condicionadas por força da Pandemia, vamos esperar que tudo se normalize e brevemente nos possamos juntar como sempre para celebrar o nosso Deus.
Talvez seja importante reflectir em como “afinal” a Missa é importante e como Ela nos faz falta e aproveitar para rezar por aqueles que pelo mundo fora vivem diária e seguidamente aquilo que nós agora vivemos, ou seja a ausência da Eucaristia, seja pela força das armas, seja porque razão for, de ódio ou de incompreensão.

Mas mesmo aqui entre nós, julgo que para além de muito mais será preciso fazer grande “uso” de duas grandes virtudes: A obediência e a paciência.

Sabemos que o número de presentes terá de ser limitado e que terá de haver algumas regras a serem seguidas.
Haverá equipas, (pelo menos na nossa paróquia), para ajudar e dirigir as pessoas aos seus lugares dando as indicações necessárias.

Ora é importante perceber que essas pessoas, essas irmãs e irmãos, estão a cumprir ordens e a velar por nós e não têm portanto culpa do Covid ou das condições que a Igreja determinou.
É preciso lembrarmo-nos também que a igreja/edifício é lugar sagrado onde o respeito deve ser mantido e como tal não é local de discussões nem de irritações.

Por isso, por favor, não discutamos e obedeçamos a quem está a fazer o trabalho de organização, que com o seu próprio esforço, (se não estivessem lá voluntariamente a Missa não poderia acontecer nas circunstâncias em que vivemos agora), ali dedica o seu serviço a Deus, servindo os outros.

As equipas são forçosamente pequenas, por isso é preciso “usar e abusar” da nossa paciência, (aproveitemos para rezar o terço), enquanto esperamos a nossa vez de entrar e de comungar.

A estas virtudes, obediência e paciência, é preciso juntar outra bem importante e que é a humildade, sobretudo para que não entremos logo com vontade de criticar e de dizer mal de tudo e de todos.

Lembremo-nos que o Jesus que levarmos no coração a seguir à Eucaristia é o Jesus que devemos testemunhar aos outros cá fora, ou seja, um Jesus verdadeiro que sofreu a Paixão e morreu por nós, e não um “jesus” que vai criticar e dizer mal de tudo o que se passou.

Temos ideias planos que nos parecem ser melhores do que aqueles que estão a ser executados?
Óptimo!
Vamos escrevê-los e entregá-los de modo a que cheguem aos nossos sacerdotes e equipas e assim possam reflectir na possibilidade de mudar para melhor o “sistema” que vai ser usado, mas lembremo-nos sempre, que os membros das equipas naquele momento nada podem mudar, nem têm tempo para nos ouvir.

Se devia haver Missas como antes, com toda a gente, ou isto ou aquilo, não é neste momento discussão para aqui chamada neste lugar, nem eu, respeitando a opinião dos outros, a permitirei nesta minha página.

Em vez de nos deixarmos ter ideias de “como é que isto vai correr”, rezemos antes para que tudo corra bem e que Deus seja louvado, dentro ou fora da Eucaristia.

Um Santo Domingo a todos e que Deus nos abençoe, proteja e guarde.



Marinha Grande, 30 de Maio de 2020
Joaquim Mexia Alves
.
.

2 comentários:

NUNC COEPI disse...

Muito a propósito, concreto, sensato e indiscutível.

Estou absolutamente de acordo.

Obrigado Joaquim

Anónimo disse...

Boa noite Meu estimado Amigo e irmão na Fé
Em vez de nos deixarmos ter ideias de “como é que isto vai correr”, rezemos antes para que tudo corra bem e que Deus seja louvado, dentro ou fora da Eucaristia.
Subscrevo.
Abraço de Alcobaça.
JERO