segunda-feira, 3 de junho de 2013

A FESTA DA FÉ EM LEIRIA

.
.
 


 
 
 
 
 
 
Estive na Festa da Fé, organizada pela Diocese de Leiria-Fátima, na cidade de Leiria.
 
Estive nos três dias em diversos espaços de tempo, mas que chegaram para ter uma ideia bastante aproximada de tudo o que se passou.
 
Poderia escrever sobre as celebrações, sobre os concertos, sobre as mais diversas intervenções, mas prefiro cingir-me àquilo que mais me chamou a atenção: A alegria!
 
É que realmente, quanto a mim, a alegria foi um “cimento” que uniu toda aquela gente que por ali passou, arrisco-me a dizer, crentes e não crentes.
 
As pessoas cruzavam-se nos passeios, nas barracas, nas tendas de comes e bebes, e sorriam, cumprimentavam-se, abraçavam-se e havia uma “mística” no ar que transformava aqueles e aquelas que no dia-a-dia passam uns pelos outros na voragem do tempo, e mal têm tempo para dizer um bom dia, quanto mais esboçar um sorriso.
 
E não era uma alegria de gargalhada fácil, de ruído pelo ruído, era antes uma alegria calma, pacifica, vivida com prazer, uma alegria que vem de Deus, e que acontece porque Ele se faz presente, quando a festa se faz por Ele, com Ele e n’Ele.
 
Ou seriam os meus “olhos da fé” que assim veriam?
 
Julgo que não!
Julgo que muitos mais do que eu experimentaram essa mesma sensação de viver a alegria de Deus, na comunhão de irmãos em festa, sobretudo Festa da Fé.
 
Porque se temos Fé temos Confiança, e se temos Confiança temos Esperança, e se temos Esperança temos alegria, a alegria serena dos que se sentem amados por Ele, para amando-O, amarem os outros também.
 
Pois não foi Ele mesmo quem nos disse:
«Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.» Jo 15, 11
 
 
 
Marinha Grande, 3 de Junho de 2013
Joaquim Mexia Alves
 
 
Nota: 
Aconselho vivamente ver a reportagem fotográfica de LMFerraz / GIC / Jornal Presente  aqui : http://www.leiria-fatima.pt/
.
.
 

2 comentários:

Concha disse...

Bom dia!
A acção do Espírito Santo a manifestar-se na comunhão de corações!
Abraço na Paz

joaquim disse...

É verdade Concha!

É isso mesmo!

Um abraço amigo em Cristo