terça-feira, 23 de março de 2010

COREI DE VERGONHA!

.
.
Paquistão: casal cristão nega a converter-se e é alvo de violência
ROMA, segunda-feira, 22 de março de 2010 (ZENIT.org). – Por se negarem a converter-se ao Islão, um casal cristão foi alvo de brutal violência por parte de extremistas muçulmanos, que aparentemente agiram com o apoio de polícias. O homem, Arshed Masih, foi queimado vivo e sua esposa, Martha Masih, violentada, enquanto seus três filhos, com idades entre 7 e 12 anos, foram obrigados a assistir a seus pais serem brutalizados.
O terrível episódio ocorreu no dia 19 de Março em Rawalpindini, próximo da capital paquistanesa Islamabad, na propriedade de Sheikh Mohammad Sultan, um empresário muçulmano rico, para quem Arshed e Martha Masih trabalhavam.
Segundo a AsiaNews, em Janeiro líderes religiosos fundamentalistas e Mohammad Sultan impuseram a conversão forçada de toda família Masih ao Islão. Diante de sua recusa, os extremistas prometeram-lhes “terríveis consequências”.
Em razão das ameaças, Arshed Masih manifestou sua intenção de deixar a propriedade de seu empregador com a sua família, mas Sultan prometeu “matá-lo” caso tentasse.
Na semana passada, as tensões acirraram-se quando Mohammad Sultan accionou a polícia para reportar o suposto roubo de 500 mil rúpias (cerca de 6 mil dólares) da sua casa, acusando a família Masih de envolvimento e exigindo, mais tarde, que se convertessem para que a queixa fosse retirada. Mais uma vez, o casal recusou-se.
Na sexta-feira passada, o casal foi finalmente atacado por um grupo de extremistas que, de acordo com fontes locais, incluía diversos polícias. Enquanto parte do grupo ateava fogo ao corpo de Masih, alguns dos oficiais de polícia violaram Martha.
Arshed, de 38 anos, permanece internado em estado gravíssimo no hospital da Sagrada Família de Rawalpindi, onde também se encontra a sua esposa Martha. Ele tem mais de 80% do corpo queimado e, segundo os médicos, “tem poucas chances de sobreviver”.
O governo da província de Punjab ordenou uma investigação sobre o ocorrido. “Os culpados serão presos”, garantiu Rana Sanaullah, ministro da justiça do governo local.
Após o crime, diversas manifestações de protesto por parte da comunidade cristã foram registadas nos arredores de Rawalpindi e Lahore.
Até o momento ninguém ainda foi preso.


Hoje ao ler esta notícia na ZENIT, corei de vergonha!

Vivemos num país onde ainda é livre a expressão religiosa e no entanto fazemos pouco ou nenhum uso dela.

Quando a nossa Fé é atacada por todos os lados, desde as notícias parciais e dirigidas na comunicação social, a um Estado que teima em fazer e aprovar leis que vão ao arrepio de todo um passado cultural e religioso do nosso povo, nós calamo-nos e não resistimos, ao menos com um testemunho credível de Fé.

Quando a Igreja é atacada, ofendida, quando a família é mutilada e desprezada por um Estado e seus Partidos, que se dizem laicos, mas apenas se assanham contra a religião cristã e católica, nós cristãos portugueses e até a hierarquia da nossa Igreja, calamo-nos ou damos respostas tímidas e envergonhadas, tentado viver de bem com Deus e o Diabo.

Quando até a Bíblia, Palavra de Deus, e os Sacramentos são vilipendiados e nós cristãos católicos somos apelidados de tudo e mais alguma coisa, por uma minoria activa e protegida pelo poder, na sociedade portuguesa, calamo-nos e timidamente nada fazemos, e às vezes até ajudamos, criticando a Igreja e colocando em causa a Doutrina.
E no entanto, aquele casal de indianos cristãos, no meio da falta de liberdade, ameaçados na sua própria vida, sem qualquer protecção, nem mesmo da polícia, não se envergonham, não recuam, não pactuam, não se deixam intimidar, e corajosamente, como verdadeiros filhos de Deus, afirmam a sua Fé e confiam-se à misericórdia de Deus, que não lhes faltará nunca, porque não pode faltar, pois foi Ele mesmo quem disse:
«Digo-vos ainda: Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também o Filho do Homem se declarará por ele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me tiver negado diante dos homens, será negado diante dos anjos de Deus.»
Lc 12,8-9

De nós cristãos envergonhados, tíbios, mornos, ninguém falará, ninguém testemunhará, será uma geração sem rumo, sem sentido e fraca nas suas convicções e atitudes, uma geração de cristãos católicos que pelos vistos só o é por tradição e não por convicção, por Fé verdadeira.
Daqueles, como aquele casal, todos falarão, ficarão na história, serão companheiros fiéis dos mártires, e todos, todos, até aqueles que não acreditam, se deixarão admirar pelo seu testemunho de Fé, de Esperança, de Caridade.

E que não se façam comparações com outras atitudes que poderiam parecer iguais, mas não o são!
É que uns violentam, violentam-se, matam e matam-se pelo seu Deus, mas estes são violentados, são mortos porque dão testemunho do seu Deus e assim alcançam a vida eterna no seu Deus, que também já se entregou por eles, e por todos nós.

Corei de vergonha, hoje ao ler esta notícia!
Espero que não seja o único!

Monte Real, 23 de Março de 2010
_______________________________________________________
Hoje este espaço atingiu as 100.000 visitas.
Grande consolação, para quem faz tão pouco, quando me coloco diante do testemunho acima descrito.
.
.

21 comentários:

Nova Civilização disse...

Amigo Joaquim,

não és o único uma das coisas que mais me chocou nos últimos tempos foi justamente isso... ao tomar conhecimento de quantos cristãos são perseguidos até a morte nos dias de hoje. Muito são os casos.Me senti tão pequena e vazia. Me senti apática e questionei muito a minha fé. Que precisava fazer mais e muito mais pois vivia em um país de livre expressão religiosa. E o que estava fazendo ,eu, com a minha liberdade... com as oportunidades que Deus estava me oferecendo ? quantas pessoas estão lutando dando o seu próprio sangue, literalmente, a Cristo... Esse foi um dos motivos pelo qual criei o blog "Nova Civilização" mas sinto que preciso fazer mais...

“…Os lobos e os carneirinhos pastarão juntos, os leões comerão palha como bois, e as cobras não atacarão mais ninguém…” Isaías 65:25


Que bom que trouxeste este tema para nós... pois temos muito o que refletir ,

obrigada muitissimo pela partilha,

abraços fraternos

Gisele

Fá menor disse...

Nos nossos tempos continuam a existir mártires, que não têm medo de dar a sua vida pela Fé que professam.
Ao mesmo tempo que me sinto chocada, sinto-me pequenininha...


(Obrigada, meu amigo, pelas tuas palavras lindas que me deixaste, que elevaste a Deus por mim, e que me deram um alento maior! Bem hajas!)

Abraço-te no Amor de Deus e na Fé que nos faz caminhar!

laureana silva disse...

Amigo Joaquim,
Remeto-o para o meu blog reflexão-maria.blogspot.com. aí encontra testemunhos vivos e vividos actualmente pelos meus nossos irmãos mártires em todas as partes do mundo, Fonte: Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.
Maria

C.M. disse...

Amigo Joaquim, fiquei tão angustiado à medida que fui lendo o seu texto!

Como é possível estarmos todos adormecidos nesta nossa Europa do luxo e do conforto (talvez precisamente por isso!), e gente humilde e esquecida de todos seguirem, sem exitar, os caminhos de Jesus?

Que grande coragem e sofrimento desse casal! Que grande desumanidade desses muçulmanso!

Que Deus afinal é o deles? Estão profundamente errados, esses pseudo-crentes, que cometem, em nome de Deus, as maiores atrocidades!

Estou chocado com a notícia que traduz uma desgraça que, infelizmente, não é caso único no mundo muçulmano.

E nós cristãos que estamos adormecidos! Até a hierarquia da Igreja assim está!

Este caso deveria fazer parar as nações da Europa, num acto de revolta e indignação por tudo o que es está a passar "debaixo das nossas barbas"!

C.M. disse...

Perdão, queria escrever " muçulmanos" e "por tudo o que se está a passar"...

Utilia Ferrão disse...

Amigo Joaquim.
Fiquei sem palavras.
Dou graças a Deus pela coragem destes católicos.
Fiquei triste porque finalmente a liberdade está a ficar presa.
Abraço amigo da
Utilia

malu disse...

Concordo em tudo contigo e se nada tenho a acrescentar, aqui fica e pelo menos registada a minha passagem.

Obrigada pelo texto. Acordemos, levantemo-nos e agora e sempre por Jesus!

Abraços.

joaquim disse...

Amiga Gisele

O que me impressiona neste caso, não é o facto apenas de serem perseguidos, mas a realidade de se negarem a abjurarem a fé cristã.

São verdadeiros mártires conscientes.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Fa

Não tens que agradecer nada.

Espero que tenhas passado um óptimo dia.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Maria, lá irei, lá irei!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Pois é amigo Cabral Mendes, este é um caso, entre tantos que nos fazem pensar no testemunho que não damos, por estarmos rodeados de conforto e sobretudo por darmos tudo por adquirido.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Utilia

Cada vez mais penso que a liberdade religiosa na Europa é mais no papel do que na prática.

Podemos não ser presos, mas somos insultados e pressionados e infelizmente nem sempre damos testemunho da nossa fé.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Malu!

Sim é cada vez mais tempo de sairmos do comodismo e darmos um verdadeiro testemunho da fé que professamos.

Abraço amigo em Cristo

concha disse...

É uma vergonha que tenhamos receio d enos assumirmos públicamente como católicos.
Ainda um destes dias, num encontro realizado por um padre brasileiro, que se encontra na minha paróquia temporáriamente, ele dizia que até nas seitas que proliferam pelo Brasil,as pessoas defendem os dirigentes.E nós,em que me incluo?
Um abraço de amizade na Paz.

Anónimo disse...

Boa tarde, ao longo da História existiram muitos martires, e nós seremos capazes de ser martires e de não negar a nossa fé, ou seremos como Pedro que negou Jesus 3 vezes.

e de louvar a atitude deste casal e rezemos por eles.

cumprimentos

laureana silva disse...

Amigo Joaquim,
Se tiver dificuldade em aceder ao meu blog, que lhe referi, clique na florinha e por aí chega lá.Ok! É que às vezes não dá logo à primeira, ainda não descobri bem o que se passa.
Um abraço
Maria

joaquim disse...

Amiga Concha

Quanto mais comodidades...mais comodismo!

Mea culpa, mea culpa!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Caro anónimo

Obrigado!

A verdade é que a Igreja perseguida tende sempre a resistir e a crescer.

E nós vamo-nos acomodando!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Maria

Já lá fui, mas a correr!

tenho que ter mais tempo.

Obrigado

Abraço amigo em Cristo

teresa disse...

olá meu bom amigo ..
sabes não tenho palavras ..


que o senhor nos dê um terço da coragem que estes cristãos tiveram .


beijinhos ..

joaquim disse...

Olá Teresa

Sem palavras demos também nós testemunho quando a ele somos chamados.

Abraço amigo em Cristo