quinta-feira, 24 de agosto de 2023

A CORRIDA DA FÉ

.
.






Um destes dias vi na televisão, (naquelas passagens rápidas pelos diversos canais), uma prova de atletismo em que o último atleta vinha com um enorme atraso em relação aos outros, mas mesmo assim não desistiu de alcançar a meta.

Fiquei com aquela imagem no pensamento e reflecti sobre ela, sobre o que é poderia retirar dela para a minha vivência diária da Fé.

Muitas vezes me incomodam, (confesso que poderia dizer que quase me irritam, infelizmente), as pessoas que, apesar de fazerem formações e cursos em Igreja, permanecem num desconhecimento das “coisas” da Fé, continuando a viver “agarradas” a práticas ancestrais, a piedades ditas populares, sem darem, (julgo eu), o salto em frente para, (segundo as minhas certezas), poderem encontrar o caminho de Deus em Igreja.

Devo dizer que nada tenho contra práticas que sempre foram Tradição da Igreja, nem contra as piedades populares vividas com sinceridade e entrega.

Fiquei então a pensar nessas pessoas, cristãos como eu, e percebi, ou melhor, julgo perceber a analogia com a imagem do atleta que chega em último lugar, muito depois de os outros já terem chegado.

No fundo o que interessa é chegar à meta, (claro que o objectivo de uma prova de atletismo é vencer, mas não estou a escrever sobre essas provas), e, obviamente, dentro das regras da prova, ou seja, na mesma pista em que todos os outros correm e seguindo os mesmos regulamentos.

Ora na nossa “corrida” da Fé, a nossa “pista de corrida” é a Igreja e os nossos “regulamentos” são a Palavra de Deus e a Doutrina da Igreja.

E o que interessa nesta “corrida” da Fé é alcançar a meta, ou seja, o encontro pessoal com Cristo que nos leva à salvação.

Mas o mais interessante nesta “corrida” da Fé, é que o Cristo que queremos “alcançar”, “corre” connosco, “empurra-nos”, dá-nos a mão, e em todos os momentos da “corrida”, exorta-nos para não desistirmos.

E ainda melhor, porque Ele já “alcançou” a “meta” para nós, ou seja, já nos deu a salvação.
Nós “apenas” temos que a aceitar, vivendo a “corrida” da Fé na “pista” que é a Igreja, segundo os “regulamentos” que são a Palavra de Deus e a Doutrina da Igreja.

Assim percebe-se que aquele que vai em último, se não desistir, (como aquele atleta não desistiu), chega à “meta” também, ou seja, “alcança” a salvação como todos os outros.

Os mais “simples” fazem o seu caminho e eu muitas vezes julgo-os.
Mas não disse Jesus Cristo que o Reino dos Céus é das criancinhas e daqueles que se fazem como crianças?

Então, o que eu e todos nós que nos dizemos cristãos temos que fazer, é “correr” todos no mesmo sentido, sem nos preocuparmos em chegar primeiro, mas sim, e muito mais importante, nos ajudarmos uns aos outros a chegar à meta, nem que tenhamos de ficar para trás, para levar “aos ombros” os que mais se atrasam ou têm mais dificuldade em “correr”.

Se assim fizermos, seremos Igreja, sem dúvida, e Cristo que “corre” connosco, impulsiona-nos pelo Espírito Santo, até chegarmos aos braços de amor do Pai.





Monte Real, 24 de Agosto de 2023
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: