sexta-feira, 27 de julho de 2007

SOMOS SEMENTES...


Fazes de nós sementes, Senhor, para a Tua seara no mundo…
Mas a semente nada é, a não ser aquilo que pode vir a ser…
A semente só é, aquilo que pode gerar.
Enquanto semente, tão simplesmente, não semeada, não serve para nada, é apenas promessa de algo que ainda não é…
E mesmo depois de semeada, se não deixar que o seu interior rompa o seu invólucro, se não morrer como semente para ser planta, de nada serve também.
És Tu Senhor, a Planta da Vida que está dentro de nós, Tuas sementes…
Se não nos abrirmos para que o mundo veja o que fazes em nós, para nada servimos, e Tu Senhor, porque nada fazes contra a nossa vontade, porque nunca rompes o que não quer ser rompido, ficas ali dentro de nós, estiolando, até que a semente é posta de lado, porque já passou o seu tempo de ser planta.
Se não morrermos para a nossa existência de sermos apenas sementes, no meio de tantas sementes que não querem ser semeadas, para nada servimos e acabaremos por ser queimadas no fogo que tudo destrói.
Mas se deixarmos que as Tuas mãos nos toquem, nos tirem do saco de semeador e nos coloquem em terra fértil, se não quisermos de saber de nós enquanto sementes, mas apenas de Ti que és Planta de Vida em nós, se nos deixarmos morrer para nós e para o mundo, para que a Planta cresça e dê fruto e sombra aos outros, aos necessitados, então Senhor poderemos dizer como o Teu filho Paulo: «Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim»…

14 comentários:

Fá menor disse...

Sempre boas reflexões, Joaquim...
até me fizeste respirar fundo!...
tão fácil... e tão difícil...

Fa-

Sandra Dantas disse...

Deixaste-me a pensar que às vezes custa ser semeada!!!
É mais fácil, por vezes, ser apenas semente... E tantas outras coisas me vieram à mente!

Um abraço amigo!

Anawîm disse...

semente lançada à terra... sequiosa de água
semente enterrada na terra, escondida da luz, longe dos ventos, longe dos espinhos e caminhos... em terra boa

é preciso ser semente
é urgente ser boa terra para acolher a semente que o outro é para mim
é urgente ser boa terra para acolher no nosso coração a Semente Palavra de Vida...

Amigo Joaquim, abraço muito forte, neste Cristo que foi Semente, de braços abertos, para o mundo inteiro abraçar

Anónimo disse...

Que o Oleiro faça de mim um bom vaso para a semente e que o Agricultor logo venha cuidá-la. Nisto, só tenho que ficar quietinha em ambas as mãos.
;)
Bjs.
P.S. O computador voltou, mas piorzito, obrigada eh eh

sedente disse...

As minhas visitas são quase sempre silenciosas...obrgd pela tua reflexão.
abrç+

Maria João disse...

Obrigada por me fazeres reflectir...

beijos em Cristo

joaquim disse...

Amiga Fa

É dificil, mas também é fácil quando deixamos que seja Ele a fazer em nós...

Obrigado com um abraço em Cristo que nos faz sementes

joaquim disse...

Ah, mas Sandra, amiga, ser só semente é pouco...
Eu sei que tu és semente a crescer em árvore de vida...
Porque te entregaste, porque disseste: Aqui estou, Senhor, faz de mim a planta que quiseres...
Obrigado Sandra porque meditamos em união...
Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

anawîm amigo, querido anawîm...
Despertas em mim, meu amigo, uma vontade de entrega que tu nem sequer calculas...
Ser semente... eu que fui durante tantos anos joio...
ah que Deus de bondade infinita que se serve dos pecadores, dos fracos...
ser semente eu,... para os outros???
Pobre de mim.
Ser semente...
ser semente...
Abraço muito grato em Cristo

joaquim disse...

Mas Malu, o oleiro tem trabalhado tão bem...
Que vaso lindo tu és para a Palvra de Deus...
Sim, fica quieta a receber, mas depois ò vaso Malu, vais ter muito que fazer, porque o Senhor te faz oleira também...
Abreijos amigos em Cristo

joaquim disse...

Obrigado sedente, pelo teu silêncio, que me enche a alma...
O teu espaço, é uma fonte onde costumo beber...
Por vezes deixo ficar pegadas, outras vezes passo sem deixar rasto...
Abraço forte em Cristo

joaquim disse...

Maria João, alma missionária, entregue a Cristo, entregue aos outros...
Fiz-te reflectir...
Tu fazes-me reflectir sempre com a tua entrega...
Obrigado...
Abraço amigo em Cristo

antonio disse...

Ser-se semente é isso mesmo: sentir que Cristo vive dentro de nós. Essa semente dará fruto.

joaquim disse...

Caro António

Obrigado pela visita.

Não só sentir que Cristo vive em nós, mas dar testemunho disso mesmo, para que a asemente dê fruto.

Abraço amigo em Cristo