domingo, 6 de junho de 2021

NU, PARA TI, MEU DEUS!

.

.





Eu «ouvi o rumor dos vossos passos no jardim» (Gen 3, 10),
meu Deus
e não soube o que fazer.

Vinhas ao meu encontro,
como um Deus que ama aquele que criou,
e eu com medo,
ou melhor,
com vergonha da minha nudez,
tapei-me com as “capas” das minhas culpas,
das minhas fraquezas,
tentando evitar,
Aquele que sempre me amou.


E afinal,
meu Deus,
querias que fosse ter contigo,
nu,
completamente nu,
liberto de tudo aquilo que me cobre,
que me enche,
e me afasta de Ti,
porque me reveste,
porque me enche de mundo!

E arranjei desculpas
e mais desculpas,
dizendo-Te que não tinha sido eu,
mas os outros,
todos os outros
que me levaram a pecar,
a afastar-me de Ti,
a deixar de querer
ser Teu!

E Tu
respondeste-me
com o teu abraço de amor,
perguntando-me,
se por acaso,
eu não sabia que me tinhas criado livre,
tão livre que podia escolher o meu caminho,
sabendo que podia,
ou não,
apresentar-me diante de Ti
nu,
como aliás,
Tu me apresentaste ao mundo?

Nu,
meu Deus,
diante de Ti,
sem mais nada a não ser,
o meu ser pecador,
a não ser,
o meu pecado, 
que Tu por teu infinito amor, 
perdoas,
não me deixando ser condenado.

Eu
«ouvi o rumor dos vossos passos no jardim» (Gen 3, 10),
e quedei-me quieto,
prostrei-me diante de Ti,
e disse:
aqui estou,
meu Deus,
que a Tua vontade
se faça em mim!




Marinha Grande, 6 de Junho de 2021
Joaquim Mexia Alves

.
Suscitado pela homilia do Pe Rui Ruivo, hoje de manhã, na Missa Dominical na Marinha Grande.

2 comentários:

Unknown disse...

ola joaquim, identifico me tanto com estas palavras. dificil nao me identificar, todos nos , temos essa tentaçao de nos justificarmos com o outro, por causa do outro, ou razoes dos outros. é mais facil.
custa tanto assumir que nos somos livres e somos nos as nossas escolhas.
muito obrigado
susana freitas

Anónimo disse...

Eu apenas fico sem sequer saber escolher uma palavra que seja que transmita o que sinto num só comentário. É demasiado profundo o que nos dá a "ler", ou melhor: a aprofundar e porque é o que o Joaquim aqui faz. Melhor então reter e guardar. Sua alma diz tudo, não sobra nada para lhe acrescentar. Então e somente lhe agradecer. Que Deus o abençoe mais ainda e.., Amen!

MC