terça-feira, 2 de outubro de 2012

QUE É A VERDADE?

.
.
 
 
Um comentário do meu amigo Paulo, levou-me a perceber que nunca expliquei a razão do título deste blogue, ou melhor, o que me levou a escolher para dar nome a este espaço, o versículo 38, do capítulo 18, do Evangelho de São João.
 
É uma conhecida frase de Pilatos quando interroga Jesus na manhã do dia da Paixão, e que se torna “intrigante” porque Jesus não dá resposta à mesma.
 
Claro que esta minha reflexão não tem preocupações exegéticas ou teológicas, (para as quais nem tenho conhecimentos), mas apenas e tão só aquilo que sinto e tento viver, “provocado” por este versículo.
 
Em todo o diálogo anterior a esta frase, Pilatos vai tentando com perguntas perceber quem é Jesus, e Este responde-lhe sempre, culminando com a seguinte frase:
«Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.» Jo 18,37
 
É no seguimento desta frase de Jesus, que Pilatos Lhe pergunta:
«Que é a verdade?» Jo 18,38
Jesus não lhe responde porque a resposta já tinha sido dada, ou seja, Jesus é a Verdade, mas Pilatos, preocupado com as coisas do mundo, do seu cargo, do seu poder, não consegue ver a Verdade.
 
Por isso mesmo, a razão da escolha deste versículo, mais do que citar uma passagem bíblica, é para mim um constante desafio à conversão: A Verdade está no meio de nós e tantas vezes não A vejo, não A reconheço, não A vivo.
 
E não A vejo, não A reconheço, não A vivo, porque deixo que o meu coração se feche à Verdade, para apenas querer ver reconhecer e viver a minha “verdade”, a “verdade” dos meus interesses pessoais; a “verdade” do meu egoísmo, da minha vaidade, do meu orgulho; a “verdade” dos meus prazeres; a “verdade” do “meu” mundo; a “verdade” da minha vontade; a “verdade” do meu “eu” desirmanado de Cristo.
 
A Verdade revelou-se, mas apenas A podem ver reconhecer e viver aqueles que abrem o seu coração, a sua vida, à Revelação da Verdade.
 
Tal como Jesus nos disse,
«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo, que Eu vo-la dou.» Jo 14, 27,
também a Verdade que Ele é, não é a verdade que o mundo mostra e como tal não pode ser vista com os olhos do mundo, mas tem que ser vista com os olhos no mundo, voltados para Deus.
 
Ver o mundo com os olhos de Deus, viver o mundo e no mundo segundo a vontade de Deus, é o caminho de conversão que nos leva à Verdade, que nos leva à salvação, pela graça de Deus.
 
Assim, todos os dias em que abro este meu espaço, deverão ser dias em que me pergunto, «Que é a verdade?», para abrindo o meu coração, conformar a minha vida com a resposta que o próprio Jesus Cristo me dá:
«Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.» Jo 14,6
 
 
 
Monte Real, 2 de Outubro de 2012
.
.

11 comentários:

André A. Correia disse...

Caro Joaquim, vem a propósito um comentário que retenho há muito tempo mas que já não me lembro quem me o disse. O maior drama de Pilatos não foi condenar Jesus à cruz; foi sim ter tido à sua frente a Verdade, e não a ter reconhecido.
Um abraço.

Concha disse...

Excelente esclarecimento!
Obrigada!
Abraço em Cristo

Luís A. Santos disse...

Amigo Joaquim,
Trata-se realmente de um esclarecimento bem claro, capaz de dissipar qualquer interrogação latente ou não.
Abraço em Cristo

joaquim disse...

É verdade André, mas o poder do mundo enchia-o e assim ele não podia ver a Verdade.

Obrigado

Um abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado amigo Luís.

Um abraço amigo em Cristo

Marili Alves disse...

lindo post, com certeza Jesus é o caminho, verdade e vida.
Paz e bem!!!

joaquim disse...

Obrigado Marili.

Um abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Realmente quando perguntei o que é a verdade, sabia que Ele é a verdade, no entanto, por vezes, vem-nos as duvidas proprias do ser humano. Por vezes, nas nossas vidas, coisas que aconteçam, ficamos "logo" com duvidas do que é a verdade. Por outro lado gostei de saber o significado do nome do teu excelente blog.

joaquim disse...

Eu sei que sabias Paulo, mas aproveitei o teu comentário para explicar a razão de ser do título do blogue, para mim, claro!

Um abraço amigo em Cristo

Ailime disse...

Amigo Joaquim,
Excelente esta sua catequese sobre a Verdade!
"A Verdade revelou-se, mas apenas A podem ver reconhecer e viver aqueles que abrem o seu coração, a sua vida, à Revelação da Verdade.".
E a descoberta e entrega a esta Verdade que é o próprio Jesus como diz exige no bom sentido do termo que demos a vida, que nos entreguemos aos outros como Jesus ensinou.
Não é fácil, mas pelo menos vamos tentando.
Abraço em Cristo.

joaquim disse...

Obrigado Ailime, pelas suas palavras que ajudam o texto.

Um abraço amigo em Cristo