sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O HOMEM NOVO

«É isto, pois, o que digo e recomendo no Senhor: não volteis a proceder como procedem os gentios, no vazio da sua mente; vivem obscurecidos no pensamento, alienados da vida de Deus, devido à ignorância que neles existe e ao endurecimento do seu coração; tornados insensíveis, a si mesmos se entregam à libertinagem, até chegarem a praticar toda a espécie de impureza, na ganância.
Vós, porém, não foi assim que aprendestes, ao conhecerdes a Cristo, supondo que dele ouvistes falar e nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus: que deveis, no que toca à conduta de outrora, despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores; que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade.
Por isso, despi-vos da mentira e diga cada um a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Se vos irardes, não pequeis; que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento, nem deis espaço algum ao diabo.
Aquele que roubava deixe de roubar; antes se esforce por trabalhar com as suas próprias mãos, fazendo o bem, para que tenha com que partilhar com quem passa necessidade.
Nenhuma palavra desagradável saia da vossa boca, mas apenas a que for boa, que edifique, sempre que necessário, para que seja uma graça para aqueles que a escutam. E não ofendais o Espírito Santo de Deus, selo com o qual fostes marcados para o dia da redenção.
Toda a espécie de azedume, raiva, ira, gritaria e injúria desapareça de vós, juntamente com toda a maldade. Sede, antes, bondosos uns para com os outros, compassivos; perdoai-vos mutuamente, como também Deus vos perdoou em Cristo.» Ef 4, 17-32
Sem mais palavras, que não são necessárias...

4 comentários:

Fá menor disse...

Estava mesmo a precisar de ler isto, amigo Joaquim!

E "Sem mais palavras, que não são necessárias..."

Abrajinho muito amigo, em Cristo

Fa-

Anónimo disse...

Um bom programa de vida para cada um de nós, sobretudo para os que andam no caminho do pecado...

joaquim disse...

Olá fa

APalvra de Deus é tudo, porque é o próprio Deus.

Abraço obrigado e amigo em Cristo

joaquim disse...

Padre amigo

Como muito bem dizes a Palavra de Deus é o melhor programa para as nossas vidas...

Abraço amigo em Cristo