quarta-feira, 5 de setembro de 2007

BEATA MADRE TERESA DE CALCUTÁ

«O seu trabalho piedoso com os pobres espalhou-se por todo o mundo e levou milhares de irmãs e voluntários a aderirem à congregação. O que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz - que recebeu em Oslo em Dezembro de 1979.
Na altura, no discurso que fez, afirmou: "Não é suficiente dizer 'Eu amo Deus', mas não o meu vizinho. [Ao morrer na cruz] Deus tornou-se o faminto, o nu e o sem abrigo. A fome de Jesus é aquilo que temos de encontrar e aliviar. Cristo está nos nossos corações, Cristo é o pobre que encontramos, o sorriso que damos e que recebemos".
Contudo, três meses antes, numa carta enviada ao padre Michael Van Der Peet, confessou: "Jesus tem um amor muito especial por si. [Mas] para mim - o silêncio e o vazio é tão grande - que olho e não vejo - Escuto e não ouço. A língua mexe-se [na oração] mas não fala...Quero que reze por mim".
O conteúdo desta e outras cartas formam o livro, lançado hoje nos EUA, da autoria do padre Brian Kolodiejchuk. A obra revela que a madre Teresa duvidou da existência de Deus durante 50 anos (e mesmo assim continuou ao seu serviço). Muitos desconheciam-no. Até agora.»
Diário de Noticias de 4 de Setembro
.
Entendi mal, ou este é mais um “brilhante” texto que nos quer levar a pensar, a acreditar, que a Beata Madre Teresa de Calcutá “duvidava” da existência de Deus!!!
É que é realmente espantoso como se retira de cartas como esta, essa certeza de que Madre Teresa “duvidava” da existência de Deus, quando para mim elas revelam uma fé inquebrantável, a fé daqueles que acreditam sem verem.
Só quem se entrega totalmente aos caminhos de Deus, pode saber o que é a aridez da oração, o deserto da solidão, a aspereza da falta de consolação…
E no entanto, a oração é constante, a certeza de que Ele está connosco é total, embora não O sintamos, não O vejamos, não O ouçamos…
E no entanto a consolação é consolar, porque é verdade que “mais vale consolar, do que ser consolado”…
Já li algumas obras sobre madre Teresa e sempre me impressionou essa força extraordinária de alguém que viveu o deserto, a aridez e nunca deixou de acreditar na presença de Deus nos outros, nunca deixou de acreditar que «o que fizeres aos mais pequeninos é a Mim que o fazes…»
E agora, (perante um livro que ainda não li), mas que, (escrito por quem se empenha na canonização de madre Teresa), só pode mostrar-nos essa incrível luta de fé de uma mulher, que não tendo experiências místicas profundas como outros Santos, querem fazer-nos pensar que madre Teresa “duvidava” da existência de Deus.
Teresa de Calcutá, perante o terrível deserto e aridez em que Deus a quis provar, (e ninguém é provado acima das suas forças), continuou a orar, a construir, acreditando sem margem para dúvidas que Ele, o Cristo amado, estava ali, nos outros, com ela e nela.
Quantas vezes eu me perguntei, quantas vezes cada um de nós que acredita, se perguntou, ou melhor Lhe perguntou: «Estás aí Senhor? Conheces-me? Amas-me? Posso contar conTigo?».
E mesmo assim, ou até por causa disso, ainda se entregou mais, ainda orou mais, ainda fez mais, porque a fé não é algo que se compra, que se venda, é um dom, uma graça que o Senhor coloca nos corações abertos para Si.
Diz-nos o Papa Bento XVI sobre madre Teresa: «Por um lado, temos de suportar este silêncio de Deus, em parte também para poder compreender nossos irmãos que não conhecem Deus.»
Realmente, muitas vezes os nossos irmãos afastados da fé não compreendem, como podemos nós acreditar em algo que não vemos, que não palpamos, e também nós por vezes não entendemos como não vêm eles aquilo que para nós é óbvio.
Assim neste “silêncio de Deus”, vivendo esta experiência, talvez possamos nós entender melhor e dar a conhecer melhor aos outros esta presença de Deus nas nossas vidas, este amor de Deus por cada um, seja ele qual for.
Um dos maiores Santos da Igreja, Pedro, fez mais que duvidar de Deus, negou a Deus e no entanto acabou por entregar a totalidade da sua vida pelo Deus que tinha negado!
“Não é preciso ver para acreditar, mas é preciso acreditar, para ver”, e isso que se passou com Tomé, e tantas vezes com cada um de nós, foi a vida de madre Teresa:
Porque acreditava, via, sentia Cristo nas suas irmãs e irmãos necessitados, por isso lhes entregava a sua vida, porque sabia que a estava a entregar ao Senhor, ao seu Deus de infinito Amor.
Tudo o mais são interpretações, mais ou menos “maldosas”, de quem não “vê, porque não acredita”.

20 comentários:

Fá menor disse...

É espantoso o que a comunicação social consegue deturpar!!

Fa-

André A. Correia disse...

Caro amigo,

Não só as notícias são deturpadas e mesmo falseadas, como esse silêncio de Deus na vida de Madre Teresa não é novidade alguma. Basta ler - com atenção, não como o DN o faz - a homilia de João Paulo II por ocasião da sua beatificação. Está o link no meu poiso.

Um grande abraço em Cristo, confiando na intercessão de Madre Teresa.

Maria João disse...

Aliás, esta frase só revela como Madre Teresa era realmente uma mulher de Deus.

Quem vive realmente a Vontade do Pai, quem segue o exemplo de Jesus Cristo, tem de passar pelo deserto, a longa noite escura de que nos fala S. João da Cruz.Faz parte. Jesus também a sentiu. E porquê? Porque é preciso, muitas vezes, passar por esses momentos para nos transfigurarmos e renovarmos a nossa fé e o nosso amor. Isto não significa que pomos Deus em causa.

Se não há essa noite escura, é caso para perguntar: O que se passa? Não somos mais do que o Mestre, Jesus, como Ele nos disse. Se Ele disse "Meu Deus, meu Deus porque me abandonas-te!", nós também o temos de dizer. Mas, como Ele também acabou por dizer, "A Ti entrego o Meu Espírito", também nós havemos de nos transfigurar após essa noite escura.

Para mim esta notícia é daquelas que são enviadas por alguém que quer deturpar a imagem de Madre Teresa de Calcutá.

beijos em Cristo

C.M. disse...

Sabe, caro Amigo, que há "pessoal" por aí que até fica logo "todo contente" quando julga poder dizer: olha, afinal, esta... com que então... estás a ver?... ela nem acreditava.... tinha dúvidas...

São uns incorrigíveis, que afinal não percebem nada nem de nada...

Não há paciência...

Costuma-se dizer que a caravana passa...

Anónimo disse...

ver para crer

joaquim disse...

Olá Fa

Eles não dão noticias, eles fazem noticias...

Abraço em Cristo

joaquim disse...

Caro André

Já lá tinha visto.

Quem ler os muitos livros sobre madre Teresa logo percebe esse deserto, que foi a sua vida o que revela bem a dimensão da extraordinária fé que alimentava aquela mulher...

Obrigado pela achega.

Abraço em Cristo

joaquim disse...

Claro Maria João

Quando os testemunhos de vida são muito fortes, como é o de madre Teresa, na entrega aos outros, interpelam-nos, "incomodam-nos", e se a alguns de nós levam a reflectir e a decidir que podemos e devemos fazer mais, a outros, que não querem ser incomodados, é-lhes mais fácil tentar "destruir" o testemunho.
Mas Deus está sempre presente e não deixa que a mentira toque aqueles que O amam e a Ele se entregam.
Obrigado.
Abraço em Cristo

joaquim disse...

Caro Cabral-Mendes

Não entendem, não querem entender e incomoda-os que outros entendam, por isso o melhor é tentar de alguma forma, diminuir a obra feita.

Mas Deus "não dorme"...

Abraço em Cristo

joaquim disse...

Caro s tomé

Disse-lhe Jesus: «Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto» Jo 20, 29

Obrigado pela visita.

Abraço em Cristo

Ver para crer disse...

Gostei do comentário que fazes. Totalmente ajustado.

joaquim disse...

Obrigado amigo Padre do "Ver para Crer", as suas palavras ajudam a continuar...

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Olá Kitty

Já respondi por mail...

Parabéns pela iniciativa...

Abraço em Cristo

Maria João disse...

Concentração pela Paz no Darfur vai unir vários países, este domingo, dia 16.

Aparece, às 18h, no Largo Camões, Lisboa.

Traz uma fita ou pano preto. Mais informações em www.pordarfur.org.

joaquim disse...

Obrigado Maria João, mas a minha Comunidade Luz e Vida vai ter um Dia de Louvor em Fátima, durante todo o dia de Domingo.

Rezaremos pela paz no Darfur.

Abraço amigo em Cristo

Maria João disse...

Obrigado, Joaquim. Rezo por vocês.

beijos em Cristo

Nelson Viana disse...

Quando sou abordado por amigos meus quando algum padre ou religioso "mete as patas", tenho sempre na ponta da lingua o nome de Teresa de Calcutá. Recordo sempre o seu exemplo e o que todos nós devemos ter em conta: os bons exemplos, pois são esses que reflectem a verdadeira imagem da Igreja e do próprio Cristo. Costumo dar o exemplo do futebol, algo que me fascina. Existe corrupção, rivalidades, agressões, etc., mas no fundo, dá-me um gozo enorme ver uma partida de futebol. É como na Igreja, onde, para além do trigo, também existe o joio, mas quando vejo o exemplo de Teresa, mais nada me interessa...Contemplando o seu exemplo, é Cristo que contemplo...é como uma carta escrita pelo Espírito Santo para a Humanidade, onde é revelada a "verdade completa", a única verdade: "Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida", pois Teresa costumava dizer: "Jesus é o meu Tudo em Tudo".

Deixo-te também aqui esta pequena reflexão minha:

Contemplar é:
A beleza de poder ver Deus com os olhos fechados,
De poder escutar Deus no silêncio,
De poder tocar Deus sendo Ele sem forma,
De poder falar com Ele sem dizer nada.

Forte abraço em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Nelson pelas tuas palavras, pela tua visita.
obrigado pela tua reflexão, que nos leva a contemplar Deus...

Madre Teresa era assim mesmo, no meio do deserto, da aridez, da solidão, continuava sempre a ver Cristo nos outros porque a sua fé era grande.
Mesmo que eu não Te veja, Senhor, eu acredito, mesmo que eu não Te ouça, Senhor , eu falo contigo, mesmo que eu não Te sinta, Senhor eu sei que estás aí, eu sei que estás aqui...
Penso que isto resume a vida de Madre Teresa....

Sê bem vindo...

Abraço amigo em Cristo

Ah, gosto da tua frontalidade, um dia explico-te porquê....

Anónimo disse...

É incrivel como uma invenção, através dos séculos, torna-se uma verdade absolutista.

E viva o ateismo racional.

PS: aposto como minha opiniao NÃO será respeitada e provavelmente este comentário sera removido em pouco tempo. O estranho é que eu DEVO respeitar a opiniao religiosa dos outros... intrigante isso, nao ?

PS2: ao ler "ateismo", leia-se "crença de que NAO existe deus ou forças superiores nos vigiando, ou que criaram o mundo", ao inves de "satanisma e outras baboseiras do genero"

Anónimo disse...

Aonde você quer chegar com isso com esse discurso fundamentalista!!