terça-feira, 13 de agosto de 2024

“ACTUALIZAR” A PALAVRA

.
.












No mundo em que hoje vivemos, bem mais urbano que rural, só algumas pessoas sabem e percebem de agricultura, pastoreio e até dos sinais do tempo que indicam o tempo que vai fazer.

Ora isto leva a pensar que, se Jesus Cristo estivesse agora entre nós como há dois mil anos, (porque Ele está sempre connosco embora de outra forma), provavelmente os seus ensinamentos focar-se-iam naquilo que hoje em dia é do conhecimento geral do homem, ou seja, naquilo que todos os dias entra pelas nossas casas adentro.

Obviamente que o pastoreio e a agricultura, com os seus tempos e modos, vão para além da representação simples dessas actividades, levando-nos a encontrar outros simbolismos em tudo aquilo que são e representam.

Mas poderíamos fazer um exercício simples, apenas para utilizar o que hoje é do conhecimento geral, para os ensinamentos de Jesus Cristo.

“Olha pelo teu computador.
Não deixes que ele sirva para escreveres palavras ofensivas ou falsas, para veres coisas que não prestam e que sabes que te vão tentar e fazer cair em pecado, porque ao fazê-lo estás a abrir a porta aos vírus que essas publicações e esses sites sempre contêm.

Mantém o teu computador sempre limpo de vírus, limpa o histórico das procuras na net e tantas outras coisas que, afinal, só carregam para o teu computador coisas do mundo e não o deixam trabalhar com toda a potencialidade com que foi criado.

E lembra-te que, se depois de limpares o computador de tais vírus, não o protegeres com um antivírus, esses vírus ou outros ainda mais perigosos, regressarão, multiplicar-se-ão e tomarão conta do computador, podendo até vir a infectar outros, que ao teu computador estejam ligados.”

É simples e talvez até mais compreensível para os mais jovens que vivem muito este tipo de situações, mas é apenas um exercício, até para percebermos que a Palavra de Deus pode ser ensinada de muitas maneiras, desde que mantenha a pureza e a verdade que Lhe é essencial.

Somos muito resistentes à mudança.

Com isto não se quer dizer que a Palavra de Deus deve ser “actualizada”, porque a Palavra de Deus é sempre actual, mas precisamente por o ser, também deve ser lida, explicada e discernida com tudo o que a humanidade hoje vive.

Isso significa que o que era pecado, que era errado, passa a não ser?
Não, de modo nenhum, porque o que foi revelado por Cristo e em Cristo é eterno, não muda nunca.

Mas, talvez, devamos pensar bem quais são as “lepras” de hoje em dia, quem são os “vendilhões do templo” neste tempo, quem são os “sepulcros caiados” desta sociedade, etc., etc.

A Palavra de Deus é amor e o verdadeiro amor é eterno, porque Deus é eterno e Deus é amor.

«Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.» 1 Jo 4, 8





Marinha Grande, 13 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

Sem comentários: