quinta-feira, 18 de julho de 2013

«JÁ E AINDA NÃO»

.
.
 

 
 
Um dia destes, reflectindo em tantas coisas da minha vivência diária da fé, veio ao meu pensamento uma frase que ouvi repetidamente nas aulas de Escatologia e me ficou gravada na memória, ou melhor, no coração: «já e ainda não».
Tentei então, mais uma vez, apreender todo o sentido desta frase, que reflecte em palavras muito simples o gozo de Deus, «já», mas «ainda não» na plenitude.
 
Ocorreu-me então a seguinte comparação.
Quando se é criança, por vezes deseja-se muito algo que sabemos poder esperar que os nossos pais nos dêem. Por exemplo, uma bicicleta!
Um dia então, perto do nosso aniversário ou do Natal, os nossos pais podem dizer-nos que, se nos portarmos bem, teremos a tão desejada bicicleta.
O incentivo leva-nos a tentar ter um comportamento irrepreensível, para podermos alcançar aquilo que tanto desejamos.
Mas mesmo antes do dia aprazado para a entrega do presente, já “vivemos” a bicicleta, já dela usufruimos em pensamento, já com ela damos longos passeios, já mesmo sem a ter vivemos momentos intensos de alegria e gozo, como se a pudéssemos montar e pedalarmos por montes e vales em liberdade.
Ou seja, de algum modo «já» vivemos a alegria, o gozo de ir ter algo que ainda não temos, mas que «já» nos faz perceber que, se «ainda não» a tendo já é tão bom, como será quando a tivermos!
Obviamente que a comparação com o «já e ainda não» cristão é pobre, pois comparam-se coisas mundanas com coisas de Deus.
 
Mas a verdade é que este «já» cristão é vivido verdadeiramente por quem está em comunhão com Deus e se faz, por Ele, comunhão com os outros.
Quantas vezes não somos “atingidos” por momentos de intensa alegria e paz, quando vivemos com Deus e para Deus?
 
Mas mais ainda, porque se no caso da comparação da bicicleta o «já» é apenas imaginação, na vivência cristã o «já» faz-se realmente presente em Igreja, nos Sacramentos, muito especialmente na Eucaristia em que podemos viver realmente a presença do Deus vivo, que se faz alimento para nós.
E podemos também vivê-Lo no abraço sentido do irmão a quem ajudámos, no beijo amoroso daquela ou daquele que amamos, dos filhos, graças de Deus, e em tantas, tantas ocasiões em que Deus se faz presente, porque Ele está realmente no meio de nós e em nós.
É então, um «já» muito real, mas «ainda não» em plenitude, para sempre.
 
Mas voltando à comparação da bicicleta, lembremo-nos que há uma condição para obter o presente, e que é o nosso bom comportamento.
 
Para alcançarmos a promessa contida no «ainda não» cristão, também há, se assim quisermos dizer, uma condição, que é fazer a vontade de Deus.
Só que o julgamento de Deus é repleto de um amor que nós não compreendemos, não abarcamos, porque é misericordioso, e mesmo que tenhamos falhado algumas ou muitas vezes em fazer a vontade d’Ele, basta o nosso arrependimento para que tudo se concretize.
 
E de tal maneira Ele nos ama que, alcançar a promessa contida no «ainda não» cristão não depende só de nós, mas sim da sua imensa misericórdia, pois é graça sua conceder-nos essa promessa, porque Ele nos conhece como nós não nos conhecemos, e lê nos nossos corações aquilo que nós não sabemos ler.
Realmente, se o gozo de Deus «já» é tão intenso, “produz” tanta alegria e tanta paz, o que será então na concretização da promessa contida no «ainda não»?
 
Em Ti, Senhor, creio, confio e espero.
 
 
 
Monte Real, 18 de Julho de 2013
Joaquim Mexia Alves
.
.

2 comentários:

democratadirecto disse...

Uma outra forma de "já e ainda não"?
http://democratadirecto.wordpress.com/2013/06/11/a-verdade-vos-tornara-livres/

Espero tê-lo deixado a pensar. :)

joaquim disse...

Obrigado!

Um abraço amigo em Cristo