quinta-feira, 14 de maio de 2009

A FÉ E A RAZÃO

.
.
Ensina-me a procurar-te e mostra-te àquele que te procura, porque não te posso procurar se tu não me ensinas, nem encontrar-te se não te mostras. Que te busque desejando e te deseje buscando. Que te encontre amando e te ame encontrando.
Confesso, Senhor, e te dou graças porque criastes em mim esta tua “imagem” para que, de ti lembrada, pense em ti e te ame. Mas está tão corrompida pela acção dos vícios, tão ofuscada pelo fumo dos pecados, que não pode fazer aquilo para que foi feita se tu a não renovas e reformas.Não me atrevo, Senhor, a penetrar na tua altura , porque não lhe comparo, de modo nenhum, a minha inteligência. Mas desejo reconhecer um pouco a tua Verdade, que o meu coração crê e ama. Na verdade, não procuro antes compreender para crer, mas creio para compreender. Pois também creio nisto: “se não acreditar, não compreenderei”.
.
.
Proslogion I - Santo Anselmo
.
.

8 comentários:

Paulo Costa disse...

Se não acreditar, se não confiar, não receberei a luz para compreender. E mesmo a minha confiança, a minha fé é um dom gratuito concedido pela graça de Deus. É a luz dessa fé, dessa confiança em Deus, que eu procuro compreender e aceitar o que me acontece.
A propósito da imagem de Deus em nós:
«Dentro de mim há um poço muito fundo. E lá dentro está Deus. Às vezes consigo lá chegar. Mas acontece mais frequentemente haver pedras e cascalho no poço, e aí Deus está soterrado. Então é preciso desenterrá-lo.
Imagino que há pessoas que rezam com os olhos apontados ao céu. Essas procuram Deus fora de si. Há igualmente pessoas que curvam profundamente a cabeça e a escondem nas maõs, penso que essas procuram Deus dentro de si. (...)»

Diário de Etty Hillesum (1941-1943)

Abraço fraterno e amigo!

Canela disse...

Muito bem...

Vinha comentar, pois... já não venho.

Venho agradecer 2 em 1, estas duas belas reflexões, a tua e a do Paulo.

Mas que bem....

Alma peregrina disse...

Maravilhosas palavras de Santo Anselmo! "Fé e Razão" sem dúvida! Foi este o homem que, segundo alguns historiadores, "inventou" o método científico tal como o conhecemos. E também foi ele o primeiro homem a tentar provar Deus do ponto de vista puramente racional, sem recorrer a argumentos religiosos. É por isso que o chamam Santo Anselmo, o Grande!

Pax Christi

anderson disse...

que Deus abençoe a todos,

joaquim disse...

Obrigado amigo paulo Costa pelas tão importantes adendas que aqui nos deixaste.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amiga Canela

Nada tens que agradecer.

Partilhamos juntos o que Deus vai colocando nos nossos corações, nas nossas vidas.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Amigo Alma peregrina

Obrigado pelo mais que sempre nos dás.

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Anderson

Obrigado pela visita, volta sempre!

Abraço amigo em Cristo