sexta-feira, 3 de abril de 2020

O AMOR, O SIM


.
.















Li algures uma frase, julgo que de Bento VXI, em que ele afirmava que a verdadeira liberdade é dizer sim, sim a Deus.

Há algo mais livre do que o amor?
E, no entanto, o amor nada exige daquele que ama, a não ser o amor e o amor é livre.

Se eu amo sou fiel!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, é uma característica indelével do amor. Sem fidelidade não há amor.

Se eu amo interessa-me em primeiro lugar a felicidade do amado!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, é o que define o amor. O amado é sempre mais importante que o amante, porque a recíproca é verdadeira também, e só assim há amor.

Se eu amo coloco sempre em primeiro lugar o amado!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, é inerente ao amor. No amor o servidor é o senhor e o senhor é o servidor. Só assim acontece o amor.

Se eu amo escuto sempre o amado!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, é a trave mestra do amor. Ao escutar o amado, também o amado escuta o que ama e assim se conhecem na pureza das intenções. Só escutando e falando o amor existe e se torna sempre novo.

Se eu amo sou feliz!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, é uma verdade do amor. A felicidade não se “mede” exteriormente, mas sente-se interiormente. Se o amado sofre, o amor do que ama, torna o momento em felicidade, a felicidade da paz, da serenidade, da companhia, da compreensão em silêncio, torna o momento triste em algo que nos diz: Ainda bem que amo!

Se eu amo deixo de existir para existir apenas o amado!
Porquê? É uma regra, uma norma do amor?
Não, não é, e nem sequer é amor. O amor não apaga a essência de cada um, antes pelo contrário a reforça e torna a comunhão dos amados no verdadeiro amor.

Se eu amo não posso deixar de falar do amor, de dar testemunho do amor, de me “eclipsar” para apenas aparecer o amor.

Por tudo isso é que o Sim de Maria é maior do que todos os nossos sins, porque nos nossos sins, há sempre, sempre um “mas”, que cada qual pode encontrar se o quiser procurar.

E dar a vida por todos?
Esse é o AMOR!


Marinha Grande, 3 de Abril de 2020
Joaquim Mexia Alves
.
.

Sem comentários: