segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CARTA ABERTA A JESUS

.
.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
Senhor Jesus Cristo,
Tu conheces-nos melhor do que nós nos conhecemos, por isso gostava de Te perguntar, ou melhor, ir falando contigo ao sabor da escrita, acerca de algumas coisas que vou pensando e me incomodam.
 
Sabemos, (pelo menos aqueles que Te seguem), que vieste até nós para nos libertar da lei do pecado e da morte, ensinando-nos um caminho todo ele de amor, e sendo de amor, um caminho de comunhão, pois só na comunhão aqui na terra poderemos, por Tua graça, chegar à comunhão com Deus, Pai, Filho e Espírito Santo.
Aliás, sabemos bem, (aqueles que acreditam), que o próprio Deus é a comunhão perfeita, sendo um só Deus em Três Pessoas.
Todos nós afinal, (assim acreditamos), fomos feitos à Tua imagem e semelhança, e assim sendo, fomos feitos em comunhão no amor e para a comunhão no amor.
Ensinaste-nos, Senhor, que devemos amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, o que só pode e deve levar à comunhão contigo e com os outros, em Ti, por Ti e para Ti.
 
E depois deste-nos a Igreja, assembleia convocada por Ti, para que aqueles que em Ti são baptizados, façam caminho de comunhão contigo, para em Ti alcançarem a salvação.
A Igreja é assim também “lugar” de comunhão, como não podia deixar de ser, pois Tu és sempre comunhão e a Igreja sai de Ti.
É assim, por isso, tão bela a imagem de Paulo de que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo, do qual Tu és a cabeça.
E o corpo é sempre também comunhão, pois o corpo não se divide a si próprio, não causa mal a si próprio, pois se assim proceder sofre dor e rejeição.
 
Ao pensar em tudo isto, ao pensar nesta comunhão que nos dás e queres de nós, só me ocorre perguntar-Te:
 
Como podemos nós homens dividir-nos “por causa” de Deus, que é amor e comunhão?
Como podemos nós homens dividir-nos “por causa” de Ti, Senhor, que és amor e comunhão?
Como podemos nós homens dividir-nos “por causa” da Igreja, que nos deste em amor e comunhão?
Como podemos nós homens dividir-nos “por causa” de um Papa, (seja ele qual for, fruto da Igreja), que é amor e comunhão?
Como podemos nós homens dividir-nos “por causa” da nossa humanidade, que criastes em amor e comunhão?
 
É que não entendo, Senhor, (não me entendo), quando servindo-nos do Teu Nome, servindo-nos do Nome de Deus, servindo-nos da Igreja, servindo-nos da Tua Doutrina, servindo-nos do Papa que escolheste, (este ou qualquer outro), acabamos por nos dividir, “criando” lados e facções, até por vezes ficarmos de costas voltadas, sem nos falarmos, sem nos sorrirmos, sem nos ajudarmos, sem sermos afinal “os” próximos uns dos outros.
 
Como é possível, Senhor, servirmo-nos do amor e da comunhão, para nos desamarmos e nos dividirmos?
 
Fracos que somos, Senhor, perdoa-nos e não desistas de nós, mas leva-nos ao amor e à comunhão, que será plenitude em Deus, por Tua vontade.
 
 
Monte Real, 5 de Agosto de 2013
Joaquim Mexia Alves
.
.

2 comentários:

Paulo disse...

Uma excelente carta aberta, mas a responsabilidade de pormo-nos de costas uns contra os outros é nossa mesmo. Se Ele desistisse de nós, há quanto tempo já não tinhamos acabado...

joaquim disse...

Sem dúvida Paulo!

O que é muito infeliz é que nos "sirvamos" de Deus que é amor e comunhão, para nos "zangarmos" e desunir-nos.

Um abraço amigo em Cristo