quarta-feira, 28 de agosto de 2024

DIÁLOGOS COM O SENHOR 29 - A DECISÃO

.
.





Então o que decides sobre esse assunto que tens de resolver?
Oh, Senhor, não sei bem pois tenho, pelo menos, duas soluções, julgo eu.


E ambas são justas e dignas?
Bem, uma julgo que o é, mas a outra teria que “torcer” um pouco a consciência para conseguir ter êxito, mas é muito mais fácil do que a outra.

Então, volto a perguntar, qual delas escolhes?
Bem, Senhor, eu gostava muito que me dissesses qual eu deveria escolher.

Mas Eu já te disse!
Como, Senhor?

Com tudo o que ensinei, com tudo o que está escrito na Minha Palavra, com tudo o que te ensina a Igreja.
Pois, Senhor, mas eu penso que a solução mais fácil, não é assim tão má.

Não é assim tão má ou não tem nada errado?
Bem, não será completamente correcta, mas também não é algo de muito mau.

Pergunto-te mais uma vez, o que decides então?
E eu volto a pedir-Te, Senhor, que me digas qual devo escolher?

Eu não to posso dizer. Dei-te tudo o que precisas para tomares a decisão correcta, mas não a posso tomar por ti, porque senão violaria a tua liberdade, a liberdade que Eu te dei.
Ah, Senhor, mas eu cedo na minha liberdade e assim podes dizer-me.

Nem isso te posso fazer, porque a liberdade é fruto do Meu amor por ti, e eu nunca abdico de te amar, mesmo quando fraquejas.
Está bem, Senhor. Entrego-me nas Tuas mãos, rezo e decido.

Qual foi então a tua decisão?
Não posso ir contra a minha consciência cristã, não posso “torcer” a verdade para alcançar uma solução, por isso, e porque só assim faço a Tua vontade, vou pela solução mais difícil, mas que é aquela que é justa, digna e correcta.

Eu te abençoo, meu filho. Vai que Eu estou sempre contigo.
Obrigado, Senhor, pelo Teu amor e porque afinal me disseste claramente que decisão eu devia tomar. Eu é que não queria ver a verdade que é só uma. A que vem de Ti, que és o Caminho, a Verdade e a Vida.





Marinha Grande, 28 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

HÁ FRASES … E FRASES CRISTÃS!

.
.











Há tempos atrás li esta frase em qualquer sítio da internet.

"Você tem que estar disposto a dar sua vida para defender a fé de todos os outros, mesmo que não seja a tua fé." Beato Álvaro Del Portillo

Sabendo que hoje em dia, infelizmente, muitas frases são falsas ou falsamente atribuídas a Beatos, Santos e pessoas da Igreja, como por exemplo o Papa Francisco, (que é particularmente citado nesse tipo de frases/mensagens), e pensando que, embora a referida frase nos remeta para um proceder cristão, embora não no sentido de defender a fé dos outros, mas sim defender a liberdade dos outros praticarem a sua fé, perguntei por email ao Opus Dei da veracidade de tal frase.

Foi-me, simpaticamente, respondido que não foi possível encontrar tal frase nos escritos e memórias do Beato Álvaro Del Portillo.

Realmente a frase, tirando aquele pormenor referido, revela uma verdade, que é o dever de todo o cristão defender o próximo, em tudo, e até na vivência da fé de cada um.

Jesus Cristo di-lo por outras palavras: «Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas.» Mt 7, 12

Mas esta situação acontecida com esta frase, falsamente atribuída a um Beato, deve levar-nos a pensar nas inúmeras frases atribuídas a tantos outros, principalmente o Papa Francisco.

É que ao lermos essas frases, elas parecem-nos lindíssimas, cheias de conteúdo, de verdade, mas quando as lemos atentamente percebemos que, a maior parte das vezes, no meio de todo esse conteúdo estão pensamentos errados, ou no mínimo distorcidos, do que é a verdade cristã ensinada por Cristo e pela Igreja.

Para lhes dar credibilidade precisam então de citar alguém que mereça essa credibilidade, como o Papa, Bispos, Sacerdotes, e, até mesmo, Santos e Beatos da Igreja.

Sabemos bem, ou devíamos saber, que o inimigo da Fé Cristã, tem como sua melhor maneira de actuar, a manipulação, o disfarce, o fazer parecer verdade, aquilo que afinal é mentira.

E cada um de nós, cristãos, quando sem discernirmos, procurando a verdadeira autoria e veracidade de tais frases, as publicamos, reencaminhamos, etc., estamos, mesmo sem querermos, a pactuar com a divulgação de uma falsidade que pode induzir os outros em erro.

E afinal é fácil perceber que, por exemplo, as frases do Papa Francisco, poderão ser aferidas, comprovadas, nos sites da Santa Sé, e, se não temos a certeza da sua autoria, não as devemos publicar ou reencaminhar, quer as dele, quer as de outros.

«Se permanecerdes fiéis à minha mensagem, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» Jo 8, 31-32




Marinha Grande, 26 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

A VINHA DO AMOR

.
.














Chamaste-me para a Tua vinha, Senhor, primeiro para a conhecer e depois para nela trabalhar.

Já lá estavam muitos a trabalhar e depois de mim ainda chegaram bastante mais.

Nem sempre trabalhei de sol a sol, e houve até momentos em que fingi que trabalhava, como se Tu não estivesses sempre atento, e não soubesses bem tudo aquilo que cada um dos Teus trabalhadores faz em cada momento.

Não andas pela vinha como capataz a vigiar o trabalho de cada um, andas sempre a ensinar a trabalhar, a dar a mão quando o trabalho é mais pesado, e a dessedentar aqueles que têm sede.

E depois, Senhor, não é ao fim do dia que me pagas, que nos pagas, porque o Teu pagamento é feito permanentemente e é sempre igual para todos.

E ainda mais do que isso, o Teu pagamento é a totalidade do bem com que nos pagas, porque o Teu pagamento é o amor, e o Teu amor é sem medida, e sem exclusão de ninguém.

Sabes, Senhor, às vezes sou um pouco como aqueles trabalhadores de que falas, aqueles que vieram nas primeiras horas, e acham que deviam ter uma paga maior do que os outros que chegaram no fim.

Mas depois percebo, porque sou “atingido” pelo Teu amor, e compreendo então que o Teu amor é sempre infinitamente o mesmo para todos.

Obrigado, Senhor, porque me chamas a trabalhar na Tua vinha de amor.





Marinha Grande, 21 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

O AMOR NUNCA MORRE

.
.













Li recentemente numa página do Facebook este curioso diálogo.

“- Mãe.
- Sim.
- O amor acaba quando as pessoas morrem?
- Claro que não.
- Mas o coração deixa de bater e deixa de sentir.
- Meu filho, quando um relógio pára, o tempo deixa de passar?
- Não.
- Com o coração é a mesma coisa. Pode parar e deixar de bater, mas o amor que trazia nunca vai passar, porque o deixou ficar por onde passou.”

Este diálogo, quase poderia ser o seguimento do versículo da 1 Cor 13, 8 «O amor jamais passará»

Claro que este amor de que se quer falar naquela frase, quero acreditar, é o amor verdadeiro, aquele que é descrito nos versículos anteriores ao citado acima, e que, sendo um amor perfeito, é verdadeiro, e, portanto, só pode vir de Deus.

Por isso o primeiro mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas, logo seguido do amar o próximo como a si mesmo, como nos ensina Jesus no Evangelho de São Mateus. (Mt 22, 36-39)

Porque realmente, «nós amamos porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19) e assim sendo o nosso amor é sempre vindo de Deus, porque só esse amor é o amor verdadeiro.

Se o nosso amor viesse apenas de nós, morreria quando nós morremos, mas vindo de Deus para nós, e em nós para os outros, existe para sempre porque Deus é eterno.

Por isso o amor não morre quando o coração pára, quando o cérebro deixa de viver ou o corpo morre.

Por isso é que podemos viver para sempre em Deus, se vivermos no amor e do amor que vem de Deus, porque «Deus, o amor jamais passará».

E mesmo que “desapareçam” aqueles que nos são mais próximos e nós amamos “mais”, o amor permanece, porque é amor de Deus em nós, e se «nós permanecemos em Cristo, também Ele permanece em nós» (cf Jo 15, 4), ou seja, “se permanecemos em Deus que é amor, também Deus, também o amor permanece em nós”.






Marinha Grande, 19 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

terça-feira, 13 de agosto de 2024

“ACTUALIZAR” A PALAVRA

.
.












No mundo em que hoje vivemos, bem mais urbano que rural, só algumas pessoas sabem e percebem de agricultura, pastoreio e até dos sinais do tempo que indicam o tempo que vai fazer.

Ora isto leva a pensar que, se Jesus Cristo estivesse agora entre nós como há dois mil anos, (porque Ele está sempre connosco embora de outra forma), provavelmente os seus ensinamentos focar-se-iam naquilo que hoje em dia é do conhecimento geral do homem, ou seja, naquilo que todos os dias entra pelas nossas casas adentro.

Obviamente que o pastoreio e a agricultura, com os seus tempos e modos, vão para além da representação simples dessas actividades, levando-nos a encontrar outros simbolismos em tudo aquilo que são e representam.

Mas poderíamos fazer um exercício simples, apenas para utilizar o que hoje é do conhecimento geral, para os ensinamentos de Jesus Cristo.

“Olha pelo teu computador.
Não deixes que ele sirva para escreveres palavras ofensivas ou falsas, para veres coisas que não prestam e que sabes que te vão tentar e fazer cair em pecado, porque ao fazê-lo estás a abrir a porta aos vírus que essas publicações e esses sites sempre contêm.

Mantém o teu computador sempre limpo de vírus, limpa o histórico das procuras na net e tantas outras coisas que, afinal, só carregam para o teu computador coisas do mundo e não o deixam trabalhar com toda a potencialidade com que foi criado.

E lembra-te que, se depois de limpares o computador de tais vírus, não o protegeres com um antivírus, esses vírus ou outros ainda mais perigosos, regressarão, multiplicar-se-ão e tomarão conta do computador, podendo até vir a infectar outros, que ao teu computador estejam ligados.”

É simples e talvez até mais compreensível para os mais jovens que vivem muito este tipo de situações, mas é apenas um exercício, até para percebermos que a Palavra de Deus pode ser ensinada de muitas maneiras, desde que mantenha a pureza e a verdade que Lhe é essencial.

Somos muito resistentes à mudança.

Com isto não se quer dizer que a Palavra de Deus deve ser “actualizada”, porque a Palavra de Deus é sempre actual, mas precisamente por o ser, também deve ser lida, explicada e discernida com tudo o que a humanidade hoje vive.

Isso significa que o que era pecado, que era errado, passa a não ser?
Não, de modo nenhum, porque o que foi revelado por Cristo e em Cristo é eterno, não muda nunca.

Mas, talvez, devamos pensar bem quais são as “lepras” de hoje em dia, quem são os “vendilhões do templo” neste tempo, quem são os “sepulcros caiados” desta sociedade, etc., etc.

A Palavra de Deus é amor e o verdadeiro amor é eterno, porque Deus é eterno e Deus é amor.

«Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.» 1 Jo 4, 8





Marinha Grande, 13 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

“SÓ DEUS BASTA”!

.
.








Com tudo isto que nos é dado ver e ouvir, e sem querer ser profeta, que não sou, parece-me que brevemente a Europa será terra de mártires da fé cristã

E isso não me assusta, antes pelo contrário dá-me ânimo para acreditar ainda mais na Verdade que é Cristo nossa vida.

As redes sociais enchem-se com pequenos sinais de como começa a ser difícil socialmente afirmar-se cristão, como por exemplo, as imagens logo elogiadas de um conhecido tenista que, perante a sua vitória, retirou de dentro da sua camisa o crucifixo, o beijou e mostrou ao público.

Este era, ainda há bem pouco tempo, um gesto que passaria sem qualquer referência, porque não era de nada extraordinário que alguém afirmasse publicamente a fé cristã.

Hoje em dia, no entanto, nesta Europa ainda vai sendo possível viver a fé cristã com relativa liberdade, sem grandes ataques físicos, mas o mesmo já não se pode dizer da pressão mediática e social do “politicamente correcto”, que rotula os cristãos com todos os epítetos possíveis e, sobretudo, com nítidas campanhas baseadas em falsidades de todo o tipo.

Lembro-me sempre, desde criança, de ouvir dizer que, quando a Igreja é atacada e perseguida, a sua resposta é um maior crescimento na fé daqueles que, talvez com algum medo, mas fortalecidos pelo Espírito Santo, afirmam e confirmam que em Deus tudo é possível, até a entrega da sua própria vida.

Pode parecer algo dramático este texto, (tal não acontecerá provavelmente no meu tempo), não sou um qualquer profeta da desgraça, nem um obcecado com o fim do mundo, mas os sinais estão aí, bem expressos no dia a dia desta sociedade europeia.

Mas nunca nos esqueçamos que: «em tudo isso saímos mais do que vencedores, graças Àquele que nos amou.» Rm 8, 37

Apenas receio não ter em mim forças para me acreditar como um tal mártir, mas peço insistentemente ao Espírito Santo que me dê tudo o que necessito para afirmar sempre com a vida que me deu e com todo o meu ser, que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Não para me destacar dos outros, mas para me “perder” na multidão daqueles e daquelas que se afirmaram por Cristo, com Cristo e em Cristo e O viveram sempre nas suas vidas, d’Ele dando testemunho até ao fim.

E então poderei dizer como o poeta “o mais que faço não vale nada”, e afirmar como Santa Teresa D’Ávila: “Só Deus basta”!






Marinha Grande, 5 de Agosto de 2024
Joaquim Mexia Alves