terça-feira, 20 de março de 2018

DONS E TALENTOS AO SERVIÇO

.
.






Há dias atrás, no Sábado do retiro da equipa do Alpha Marinha Grande em São Pedro de Moel, fomos, alguns de nós, tomar o pequeno almoço a uma pastelaria perto da Capela daquela praia.

Dentro da pastelaria, voando e saltitando por entre as mesas estava uma pequena ave, como a fotografia demonstra.
É, pelos vistos, visita permanente na pastelaria.
Diligentemente ia comendo as migalhas que caiam pelo chão, mantendo assim aquele espaço limpo, pelo menos de migalhas.

Fiquei a pensar em tudo aquilo e quis ver ali a mão de Deus, não tanto pela existência da ave e o que fazia, mas como símbolo dos dons e talentos que Deus vai dando a cada um.

A pequena ave tem um “talento” e um “serviço” que é limpar de migalhas o chão daquela pastelaria, e fá-lo com graça, com alegria, (até assim podemos dizer), tornando-se agradável a quem ali vai.

Muitos de nós temos dons e talentos que Deus nos dá e não os colocamos ao serviço dos outros.
Por vezes até, sendo chamados, ou pedindo-nos para fazermos determinados serviços que nos parecem menores, desculpamo-nos com razões tais como, “eu não tenho jeito para isso”, ou “não sou capaz”, etc., etc., porque temos vergonha, porque não queremos ser vistos em tais trabalhos.

E, no entanto, conseguimos ver a beleza de Deus naquela ave e naquilo que ela ali faz, conseguimos ver como Deus nos toca através daquela simples ave e do “serviço” que ela faz com alegria e simplicidade.

Deus na Sua infinita bondade, aprecia de igual modo o que varre a igreja e o que dá formação aos outros.
Se os nossos dons e talentos vêm de Deus, então todos eles são importantes e agradáveis de igual a modo ao próprio Deus.
Arrisco-me até a dizer que aqueles que, humildemente, aceitam fazer trabalhos, serviços que parecem aos nossos olhos menores, têm aos olhos de Deus um “valor” diferente, porque não se importam com os respeitos humanos, colocando acima das “vergonhas humanas”, o servir a Deus, servindo os outros.

Sejamos pois disponíveis, diligentes, alegres, empenhados no serviço, seja ele qual for, a que formos chamados para servir a Deus servindo os outros, na certeza de que Ele olha para nós com todo o Seu amor e não deixará de tocar o coração de outros irmãos nossos, servindo-se do nosso testemunho de humilde serviço e entrega.


Marinha Grande, 20 de Março de 2018
Joaquim Mexia Alves
.
.
Nota: A fotografia não é muito nítida. A ave em questão está nas costas da cadeira da esquerda da mesa em frente.
.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Joaquim Mexia Alves
É como dizes.Há que sermos mais disponíveis, diligentes, alegres, empenhados no serviço, seja ele qual for, a que formos chamados para servir a Deus servindo os outros, na certeza de que Ele olha para nós com todo o Seu amor e não deixará de tocar o coração de outros irmãos nossos, servindo-se do nosso testemunho de humilde serviço e entrega.
Obrigado.Muito obrigado.
Abraço fraterno.
JERO

joaquim disse...

Grande abraço José Eduardo.