quinta-feira, 24 de junho de 2010

NAQUELE TEMPO, NESTE TEMPO

.
.
“Naquele tempo”, escreveram assim os evangelistas que nos deram a conhecer os passos de Jesus Cristo, quando, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, esteve entre nós ensinando e revelando o Deus de amor que nos criou, seguido por multidões que avidamente O escutavam.

“Neste tempo” poderia escrever alguém, sobre este tempo em que Jesus Cristo entre nós, não visível aos olhos humanos, mas presente na vida e no coração de cada um, nos interpela, nos chama, nos quer continuar a ensinar e a guiar no caminho da salvação.

E “neste tempo”, talvez seja assim!

«Pára um pouco, homem, quero-te falar do mundo que criei para ti e para todos.»
Desculpa, não tenho tempo! Estou muito ocupado com o meu trabalho, ajudando a construir o mundo e retirando dele todas as coisas de que necessito para a minha vida.
«Mas repara, não é melhor parares um pouco para reflectires sobre o que vais fazendo no mundo e ao mundo? É que sabes, ele não me parece melhor e mais harmonioso!»
Não há problema, temos agora que retirar do mundo tudo o que precisamos, mesmo que seja em excesso, e depois logo se vê! Os que vierem ainda terão muito com certeza. E o mundo tem tanto para dar!

«Deixa-me então falar-te da vida, do sentido da vida, da vida que Eu te dou.»
Agora não, estou muito ocupado em gerir a minha vida à minha vontade.
E depois ando também muito empenhado em criar a vida, porque não duvides, nós homens também somos capazes de criar vida!
«Mas e a alma, também consegues criar a alma?»
O que é isso de alma? É algo que se possa ver com os nossos olhos ou tocar com as nossas mãos?
Se não é, não existe, não interessa, não tem sentido porque não pode ser experimentado e provado.
«Não te entendo, homem, dei-te a vida, tu dizes-me que queres e podes criar vida e no entanto fazes leis e mais leis para destruir a vida!»

«Pelo menos, deixa-me falar-te do amor.»
Do amor? O amor é coisa passageira! Experimenta-se, e se dá resultado tudo bem, se não parte-se para outra!
«Mas ouve, espera, o amor não é uma experiência. É antes um doar-se, um dar-se a conhecer, um partilhar e viver as coisas boas e as coisas más, num projecto de vida em comum, que Eu abençôo.»
Doar-se, dar-se a conhecer, partilhar? Nem pensar. Era o que mais faltava! Isso era colocar-me à disposição do outro e ficar dependente dele. Nem pensar. O que é preciso é retirar duma relação tudo o que me interessa, e quando estiver esgotada, arranja-se outra. E o outro se quiser que faça a mesma coisa!
«Mas, homem, isso não é amor, é individualismo e egoísmo! Então e a ajuda aos outros, o amor pelos outros, aqueles que mais precisam?»
Para isso também não tenho tempo, mas de vez em quando lá dou umas moedas a algum pedinte e já faço muito!
Isto é como todas as coisas, uns nasceram do lado certo e outros do lado errado, o que se há-de fazer!
Eu não tenho culpa nenhuma que assim seja, e o que tenho custou-me muito a ganhar, é meu! Uns têm e outros não, é a vida!

«Então e Deus?»
O que é que tem Deus? Deus está lá e nós estamos cá, se é que Ele existe.
Ele trata das coisas d’Ele e nós das nossas! Agora é assim, separação total, cada um sabe de si, e depois elegemos uns de nós que tratam de tudo o que é preciso. Não precisamos que Deus interfira nas coisas dos homens.
E já Te dei muito tempo afinal, por isso vou-me embora que tenho mais que fazer!

E enquanto se afastava de Deus, o homem ia ouvindo no seu coração:
«Em verdade, em verdade te digo, mesmo que te afastes de Mim, mesmo que não me queiras, Eu amar-te-ei sempre com amor eterno, e estarei sempre à tua espera para te receber e acolher. É que sabes, sem Mim, sem o amor que Eu sou, a tua vida não tem sentido.»


Monte Real, 24 de Junho de 2010
.
.

6 comentários:

malu disse...

Gostei muito do texto no qual usas uma pitada de humor, mas isto afinal não é para rir. É o retrato exacto da vida de tantos e em todos os tempos.

"O que é que tem Deus? Deus está lá e nós estamos cá, se é que Ele existe."
Pois... Deus está lá e está cá, sempre e para quem quiser saber. Muitos precisam de um empurrão para esse encontro com Ele e essa é a parte que como baptizada me cabe por missão.
A ver se com a Sua ajuda faço mais e melhor. Aliás, nós Cristãos, só vamos podendo andar para a frente apoiando-nos mutuamente, e melhor, se como os dos primeiros tempos.

Muito mais há a dizer, mas para já, fixei-me neste ponto.
Abreijos em Cristo e Maria.

concha disse...

Amigo Joaquim!
Este texto traduz uma verdade dos nossos dias.Quando tudo parece dá certo na vida,afinal para que se quererá Deus?O problema é que se esquece que tudo isso que se tem não vale nada, porque fácilmente pode desaparecer e é aí na fragilidade, no deserto, no vazio que se encontra a verdadeira essência da vida.
Um texto muito bom,o que já é habitual.
Um abraço na Paz

Maria João disse...

Este diálogo espelha bem a paciência que Jesus tem connosco. Uma paciência que também deveríamos ter com os outros e que nem sempre temos ...



beijos muito amigos em Cristo e Maria

joaquim disse...

Obrigado Malu!

É um humor que o não quer ser, porque infelizmente a humanidade caminha a passos largos para o afastamento de Deus e isso só pde trazer um vida sem sentido e cheia de egoísmos e "desamor".

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Concha!

O homem julga que já não precisa de Deus, como se Deus fosse "algo descartável"!

Irá descobrir na dor, por si mesmo causada, como está enganado!

Abraço amigo em Cristo

joaquim disse...

Obrigado Maria João!

É o que nos vale, é o amor de Deus ser infinito e ser a essência da Sua paciência para connosco!

Abraço amigo em Cristo