quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

SER SANTO

.
.







Quando eu era rapaz, lá pelos finais dos anos 50, começo dos anos 60, os Santos e Santas, eram algo muito longínquo no tempo, na história da Igreja.

Eram quase sempre bispos, sacerdotes, religiosas e religiosos, ou mártires dos primeiros alvores do cristianismo.

Tirando algumas excepções, as suas vidas descritas em livros, eram quase “lendas”, recheadas de pormenores místicos, em que os milagres acontecidos pela sua intercessão, ocupavam a nossa imaginação, mais do que as suas virtudes e também suas fraquezas.

Esta realidade que envolvia os Santos daquele tempo, levava-nos a uma distanciação da santidade, como algo de inatingível a nós, “pobres mortais”, muito longe daqueles “eleitos”, que assim apareciam aos nossos olhos.
Havia até quase um sentimento, (falo por mim e por aqueles do meu tempo), que os Santos tinham acabado, e que nos tempos que vivíamos e nos tempos vindouros, não haveria lugar a mais canonizações, a não ser que viessem do longínquo passado.

Esta situação, (e repito que falo por mim), abria uma distância espiritual, sentimental e até física, com esses Santos, e como tal, a relação com a santidade era algo muito mais de devoção e admiração, do que vontade e prática de imitação das virtudes, na sensação de que a santidade era algo de inatingível nos nossos tempos.

O Concílio Vaticano II, sobretudo na Constituição Dogmática Lumen Gentium, veio, no entanto, chamar-nos e mostrar-nos esse caminho da santidade nos diversos estados de vida de cada um, como uma vocação de todos os baptizados

Entretanto, chegados aos pontificados, sobretudo, de João Paulo II e Bento XVI, a Igreja começou a revelar-nos Santos e Santas dos nossos dias, dos nossos tempos, perto de nós, dos nossos pais e avós, gente como nós, que viveu tempos como nós, que viveu as motivações, as alegrias, as tristezas, as dificuldades destes últimos três séculos.

Alguns, conhecemo-los já realmente, fisicamente. Tiveram parte nas notícias dos nossos jornais, das nossas televisões, vimo-los com os nossos olhos, pudemos tocá-los com as nossas mãos.
As suas virtudes tornaram-se reais para nós, e percebemos que percorriam os mesmos caminhos que nós percorremos, ou seja, que não viviam num qualquer estado de graça fora deste nosso mundo.
Viviam, sim, num estado de graça, mas neste mundo, porque procuravam em tudo fazer a vontade de Deus, o que não amenizava, nem tornava mais fácil, antes pelo contrário, as dificuldades de viver a Fé e a Doutrina num mundo particularmente adverso a essa vivência coerente e em testemunho constante.

Vem isto a propósito da Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, ocorrida neste Sábado em Lisboa, e em que, graças a Deus, estive presente.

Lembro-me bem da minha mãe me falar da sua prima, (como gostava de lhe chamar), dizendo-me do orgulho em pertencer à família de tão virtuosa mulher.

Não sei o que pode ser mais chegado à realidade da santidade do que isto, ou seja, ter na sua própria família alguém que a Igreja colocou nos altares, e que está afinal tão perto de nós no tempo.
Realmente, quando a Beata Maria Clara faleceu em 1 de Dezembro de 1899, já o meu pai era nascido há 5 meses, e minha mãe nasceria apenas 10 anos depois!

Mas de tudo isto, o que mais importa, é percebermos que a santidade não é algo de longínquo, mas sim uma realidade permanente em cada vida que a queira procurar, não para se ser reconhecido como santa ou santo, mas apenas e tão só, para fazer a vontade de Deus.

É que, ao fazermos a vontade de Deus, estamos a dar-nos, a Ele e aos outros, e estamos a aceitar a vida como um dom de Deus com tudo o que Ele nela queira permitir, em alegrias e também em provações.

E vemos, nesta lista imensa de Santos e Santas nos últimos anos beatificados, canonizados, desde crianças, a pais e mães de família, a jovens, a gente enfim, em tudo semelhante a nós, e vivendo no mesmo mundo em que nós vivemos.

Teria gostado que a Igreja em Portugal tivesse dado uma muito maior divulgação e projecção a esta Beatificação da Madre Maria Clara do Menino Jesus, bem com há cerca de 5 anos à Beatificação de Madre Rita Amada de Jesus, em Viseu, aproveitando para fazer desses dias, duas grandes festas, duas grandes celebrações de alegria, de união, de comunhão, por mais estas duas grandes graças que o Senhor quis conceder aos Portugueses.

E, seja-me permitido, tomar o exemplo da Beata Maria Clara e transportá-lo para os nossos dias de agora, para estes nossos tempos conturbados em que a Fé e a Doutrina são permanentemente postos em causa por um mundo que se afasta de Deus.

Com efeito, a Madre Maria Clara arrostou no seu tempo com uma perseguição maciça e total á Igreja, com a expulsão de Ordens Religiosas, perseguições e atentados de toda a espécie.
Mas nada disso a retirou do seu propósito, da sua vontade, de fazer a vontade de Deus na sua vida, e, se teve que ir para França para prosseguir a finalidade de se consagrar inteiramente a Deus numa congregação religiosa, não deixou de voltar ao seu país para, arrostando com contínuas provações e dificuldades, levar a cabo a vontade Deus inscrita no seu coração, e fundar uma congregação que se dedicava inteiramente aos outros, sobretudo aqueles que mais sofrem.

Não vemos então o paralelismo com os nossos tempos?

Nem todos somos chamados, com certeza, a fundar congregações ou outras instituições, mas somos sem dúvida chamados a darmo-nos aos outros, a entregarmos a nossa vida, as nossas capacidades, os dons que o Senhor nos dá, ao Seu serviço, que é no fundo servir os outros, amando-os e ajudando-os, exactamente como Ele nos ama e serve.

«Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.» Mt 20, 28

E essa coragem que a Beata Maria Clara teve, para afrontar um mundo hostil que se afastava de Deus, é a coragem que devemos encontrar em nós, pela graça de Deus, para darmos testemunho constante e permanente, de não cedermos a leis iníquas, que atentam contra a vida, contra a família, e, na força do testemunho coerente, (também pelo nosso voto no dia das eleições), afirmarmos que só em Deus encontramos o verdadeiro Caminho, a verdadeira Verdade, a verdadeira Vida.

Que a Beata Maria Clara do Menino Jesus interceda por nós, portugueses, para que o Senhor derrame em nós continuamente o Espírito Santo, para na Sua força, darmos testemunho vivo, coerente e permanente em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Monte Real, 23 de Maio de 2011
Joaquim Mexia Alves



Nota: 
Porque é tão actual, republico este texto escrito em 2011.
.
.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FAZER A TUA VONTADE

.
.




Fazer a tua vontade,
Senhor,
é mais do que viver,
é sempre
e também um morrer,
para o que me afasta da verdade
para o que me afasta do teu caminho,
buscando o efémero prazer,
que me faz caminhar sozinho,
e não me leva à felicidade,
a que com amor me  chamas
se só a Ti pertencer.

Fazer a tua vontade
é ser assim disponível
em cada momento
em cada hora,
não ser um cata-vento
que roda sem direcção
conforme lhe dá o vento,
mas ter aberto o coração,
antes, depois e agora,
para Te ouvir
e seguir,
sem hesitação,
sem demora.

Fazer a tua vontade
é abrir-me todo ao confiar,
em Ti,
sempre,
sem hesitar,
é vestir-me de esperar
na doce certeza de saber
que a roupa que hei-de vestir
é aquela que me vais dar.

Fazer a tua vontade
é gritar ao sete ventos,
hoje,
amanhã,
e no fim:
«Já não sou eu que vivo
mas é Cristo que vive em mim!»*


*Gl 2,20
Marinha Grande, 24 de Janeiro de 2014
Joaquim Mexia Alves
.
.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

«UM CEGO PODE GUIAR OUTRO CEGO?»

.
.











«Um cego pode guiar outro cego? Não caíram os dois nalguma cova?» Lc 6, 39

Quando me fecho à tua presença, à tua luz, Senhor, fico cego, sem ver o caminho.

Como posso eu guiar-me, (eu que sou cego pelo pecado), se me deixo cegar porque me afasto de Ti?

Sim, Senhor, eu sei que sou um só, mas dentro de mim está o pecador e o que procura a santidade.

O pecador é cego por natureza, (porque o cega o pecado), mas o que procura a santidade vê, porque és Tu que o ilumina.

Assim o pecador em mim, é guiado pelo que em mim procura a santidade, porque esse recebe de Ti a luz e a força para vencer o pecado.

Mas se o que em mim procura a santidade se afasta de Ti, então fica cego também, e será «um cego a guiar outro cego».

Agora que “vejo”, porque estou a falar contigo, Senhor, peço-Te que nunca me deixes afastar de Ti, para que recebendo de Ti, veja, e vendo, possa guiar o pecador em mim, para que não caia «nalguma cova», de onde não consiga sair.

Obrigado, Senhor, pela luz que dás a este pobre cego que procura a santidade, para que afaste o cego pecador da “cova” do pecado.


Monte Real, 21 de Janeiro de 2014

Joaquim Mexia Alves
.
.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DIÁLOGOS COM O DIABO (8)

.
.








Diz ele: Então correu bem, ontem?

Digo eu: Correu bem o quê, ontem?

Diz ele: Aquele ensinamento que foste fazer a Lisboa, lá na igreja do Rato, com a Comunidade Pneumavita.

Digo eu: Segundo me disseram, acho que correu muito bem, porquê? Estás interessado?

Diz ele: Não, não tenho interesse nenhum nisso. Só tenho pena é que andes a perder tempo, porque as pessoas ouvem, mas depois nada muda.

Digo eu: Como é que tens tanta certeza nisso?

Diz ele: Porque sei, porque as conheço. É tão fácil distrair as pessoas!

Digo eu: Mas olha que ouvem e até se interessam, reflectem e questionam. Não pelas minhas palavras, mas porque Deus se serve delas para as tocar.

Diz ele: Pois sim! Talvez duas ou três pessoas, quando muito! É como te digo, andas a perder tempo!

Digo eu: Isso querias tu, que eu desistisse de falar de Deus quando me pedem! Mas olha, ainda bem que tu próprio admites que duas ou três ouviram e reflectiram. Essas bastam para eu saber que não ando a perder tempo nenhum. Agora vai-te, que não me convences!


Marinha Grande, 15 de Janeiro de 2014

Joaquim Mexia Alves
.
.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

«SÓ DEUS BASTA!»

.
.





Senhor,
pedir-Te o quê?
Eu tenho tudo!
Nada me falta!
Se eu precisar de mais alguma coisa
para ser Teu discípulo,
para Te seguir cada vez mais,
para ser melhor testemunha do Teu amor,
Tu mo darás, sem dúvida,
Senhor.

Preciso de mais dinheiro para Te seguir?
Julgo que não!
Preciso de mais bens ou estatuto social para Te seguir?
Julgo que não!
Preciso de ser reconhecido e elogiado para Te seguir?
Julgo que não!
Preciso de outro estado de vida para Te seguir?
Julgo que não!
Preciso de ser mais novo ou mais velho,
mais alto ou mais baixo,
ter mais ou menos saúde para Te seguir?
Julgo que não!

De que preciso então?
Preciso de mais amor,
de mais paz e de mais entrega,
de mais Palavra tua e de mais oração,
de mais Eucaristia e de mais adoração,
de mais humildade e de mais sinceridade,
de mais perdão,
de mais abertura aos outros,
na fraternidade!
Tantas coisas afinal,
Senhor,
que preciso de Te pedir!

Olhas-me,
com esses Teus olhos de amor,
e dizes-me suavemente:
Não precisas de Me pedir mais nada,
porque tudo isso Eu já te dei,
quando te aproximaste de Mim.
Está tudo em ti!
A ti compete pôr a render
tudo o que te dei,
até ao fim.

Lembra-te do que vos disse:
«quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo
àqueles que lho pedem!»*

Abraças-me,
apertas-me,
olhas-me,
e sussurras ao meu ouvido:
«Só Deus basta!»



*Lc 11, 13


Marinha Grande, 8 de Janeiro de 2014
Joaquim Mexia Alves
.
.