quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

QUARTA FEIRA DE CINZAS 21

.

.



Dentro de mim vive expectante a alegria da Ressurreição do meu Senhor.

Começa hoje o caminho que a Ela me vai levar e eu preciso de me preparar, para, por Sua graça, O poder receber de alma limpa, de coração aberto, de vida entregue, nesse dia que se avizinha.

Não sei se poderei confessar-me, (por causa do confinamento), mas sei que posso e quero arrepender-me e ter propósito sério de emenda de todas as minhas fraquezas e pecados.

Do Seu perdão não duvido, porque o Seu amor é infinitamente maior do que os meus pecados, duvido sim da minha constância na fé, da minha entrega total e até do meu amor por Ele, que queria inabalável perante tudo e todos e tantas vezes fraqueja.

Mais que receber as cinzas do arrependimento, queria ser a cinza resultante da fogueira onde ardessem todas as minhas faltas, sobretudo aquelas que fiz aos meus irmãos quando tiveram fome e não lhes dei de comer, quando tiveram sede e não lhes dei de beber, quando estiveram doentes ou presos e não os fui visitar.

Hoje, Quarta Feira de Cinzas, não baixo os olhos, não baixo a cabeça, mas ergo-a para Ti, Senhor, para ver nos Teus olhos a dor que Te causei, quando a causei aos outros pelo meu egoísmo, porque nesse olhar quero encontrar o olhar que deste a Pedro naquela noite e para que assim também eu chore amargamente os meus pecados, mas tendo sempre a certeza do Teu infinito perdão.

Toma-me pela mão, Senhor, e leva-me a fazer a viagem do meu encontro cada vez mais pessoal contigo, para que, do que receber de Ti, tudo entregue aos outros, porque só assim a semente germinará e dará fruto segundo a Tua vontade.

 

Quarta Feira de Cinzas

Marinha Grande, 17 de Fevereiro de 2021

Joaquim Mexia Alves

3 comentários:

NUNC COEPI disse...

Entramos no tempo da Quaresma: tempo de penitência, de purificação, de conversão. Não é fácil tarefa. O cristianismo não é um caminho cómodo; não basta estar na Igreja e deixar que os anos passem. Na nossa vida, na vida dos cristãos, a primeira conversão - esse momento único, que cada um de nós recorda, em que advertimos claramente tudo o que o Senhor nos pede - é importante; mas ainda mais importantes e mais difíceis são as conversões sucessivas. É preciso manter a alma jovem, invocar o Senhor, saber ouvir, descobrir o que corre mal, pedir perdão, para facilitarmos o trabalho da graça divina nessas sucessivas conversões.
Invocabit me et ego exaudiam eum, lemos na liturgia (...): Se me chamardes, Eu vos escutarei, diz o Senhor. Reparai nesta maravilha que é o cuidado que Deus tem por nós, sempre disposto a ouvir-nos, atento em cada momento à palavra do homem. Em qualquer altura - mas agora de modo especial, porque o nosso coração está bem disposto, decidido a purificar-se - Ele nos ouve e não deixará de atender ao que Lhe pede um coração contrito e humilhado.
Haverá melhor maneira de começar a Quaresma? Renovamos a Fé, a Esperança, a Caridade. Esta é a fonte do espírito de penitência, do desejo de purificação. A Quaresma não é apenas uma ocasião de intensificar as nossas práticas externas de mortificação; se pensássemos que era isso apenas, escapar-nos-ia o seu sentido profundo na vida cristã, porque esses actos externos são, repito, fruto da Fé, da Esperança e do Amor.
A Quaresma coloca-nos agora perante estas perguntas fundamentais: Avanço na minha fidelidade a Cristo? Em desejos de santidade? Em generosidade apostólica na minha vida diária, no meu trabalho quotidiano entre os meus companheiros de profissão?
Não podemos considerar esta Quaresma como uma época mais, repetição cíclica do tempo litúrgico; este momento é único; é uma ajuda divina que é necessário aproveitar. Jesus passa ao nosso lado e espera de nós - hoje, agora - uma grande mudança.

(São Josemaria Escrivá, Cristo que passa,57-59)
Um abraço, Joaquim

" R y k @ r d o " disse...


Li devagar... entrando em reflexão.
.
Saudação poética
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

CÉU disse...

Olá, Joaquim!

Que texto tão bonito e sincero, acho!
Ninguém é perfeito, mas estamos sempre a tempo de nos redimirmos de vícios passados e outras fraquezas.

Fala-lhe, ou melhor, escreve-lhe uma mulher que já foi católica, pke nasci no seio do catolicismo, sou batizada, não sei para quê, mas desde há uns tempinhos que sou agnóstica e a tender chegar ao patamar da verdade que é o ateísmo, em minha opinião. Não me excomungue, porque isso fez o Deus mau e sem coração do Antigo Testamento e além disso sou mulher, portanto segundo a bíblia sou culpada de todos os males da humanidade e como tal devo ser castigada.

Espero que entenda e respeite o meu pensamento, que pode estar errado, mas é o meu. Muito obrigada!

Abraços cordiais.